sábado, 18 de maio de 2013

Efun, Osun e Waji

Gostaria de informar que existem diferenças entre efun e pemba, osùn e urucum, wàji e anil, estes primeiros facilmente importados do continente Africano, não havendo a necessidade de substituí-los. 

Efun é um nome jeje-nago dado a vários tipos de pó, utilizados nos rituais afro brasileiro. É conhecido pelos leigos e na Umbanda como pemba, nomeclatura utilizada pela nação angola.

No Afro-brasileiro utilizamos somente três pinturas durante a cerimônia do EFUN AGBÉ: 

- Efun - Um tipo de argila branca 

- Osùn - Um tipo de pó vermelho, obtido da árvore Baphia nitida e Peterocarpus osun ambas Leguminosae Papilionoideae

- Wáji - Um tipo de pó azul, obtido da árvore Indigofera sp. Leguminosae Papilionoideae. 

Cada uma destas cores estão relacionadas com determinados Odus e existem vários significados para as pinturas, poderei citar as três principais a saber: 

As três representam as três passagens do dia, o amanhecer (efun) o crepusculo (osùn) e o anoitecer (wàji)
Essas pinturas também representam uma forma de proteção contra as forças maléficas das três principais Iyami Àjé (as feiticeiras) impedindo-as que pousem sobre as pessoas e uma das principais caracteristicas destas pinturas, tem como objetivo vincular todo o àse transmitido ao noviço durante os ritos da iniciação. 

O Wáji é um elemento muito importante no culto aos Orixás, uma vez que, junto com outros elementos, ajuda a proteger a cabeça dos nossos iyawos contra as Ajé. Segunda a crença africana essas pinturas impediriam que eleyé (ave ligada as Iyami) pousasse no ori dos recém iniciados, pois caso isso ocorresse seria um desastre para vida dessa pessoa.

4 comentários:

  1. Muito importante o esclarecimento, porque quantas pessoas lega que são da religião e não sabe o significado de cada elemento e para que serve e porque é utilizados. eu sou Babá Zezinho da OSUM no qual eu gosto de interagir os meus conhecimento com os dos outros que pode muito bem repassar para os nossso irmão iniciado no orixá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada zezinho, Kolofé! Eu gosto na medida do possível de compartilhar conhecimentos! !! Espero que tenha gostado do blog!

      Excluir
    2. Muito bom quando se encontram pessoas que por amor dividem seu conhecimento sem qualquer interesse ou vaidade.
      Muito obrigado

      Excluir
  2. Thanks, I have a few things that might help you.

    ResponderExcluir