quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Alguns Elementos usados no Candomblé e seus significados - Parte 1

Obi Abata (Vegetal, vermelho e branco)




De uso fundamental no ritual, é considerado o primeiro alimento do Imonlé
Busca o seu poder oracular, além de fazer uso de sua finalidade principal.
"Obi existe para alimentar todo o ser"


Orogbo (Vegetal, branco)



Também é utilizado como alimento do Imonlé, garante a saúde e a força do ser.
"Àrùn kárùn kì í wo inú òrògbò"
A doença nunca entra em orogbo


Omi - Água (Mineral, branco)



A água representa a fertilidade feminina, é a ligação e a comunicação com o imonlé, garantindo a harmonia e a calmaria.
"Não há oferenda sem água"


Oti - Pinga, Gin (Vegetal, branco)



Sua representação refere-se a força do sêmen maasculino. Transformação da matéria (Egúngun)


Epô - Dendê (Vegetal, vermelho)



É o elemento apaziguador que representa a fertilidade feminina


Oyin - Mel (Vegetal, vermelho)



Elemento da riqueza. Quando mel, sangue das folhas recolhido pelas abelhas


Ekó ou Akassa (Vegetal, branco)



Pasta branca preparada a base de amido de milho, simboliza a fecundidade e a descendência genérica. Representa a matéria original transformada.


Òri - Banha de Ori (Vegetal, branco)


                                   




O limo da costa, também conhecido como BANHA DE ORI é indispensável no que se refere ao culto dos Orisas, principalmente dos orisas funfun. O limo é extraído de uma árvore africana(BUTYROSPERMUM PARADODUM)  e no território africano é chamado de ÈMÍ, ÈMÍ-ÈMÍ, ÈMÍ-GIDI, ÈMÍ GBÉGI, AKUMÁLAPÁ e ÒRÍ.

Seus substitutos diretos são:

- O óleo de algodão extraído das sementes de algodoeiro.
O óleo de coco karité, possuem em sua essência o ASÉ das divindades do branco.
- A banha de carneiro (mais comum nos candomblés), isso devido a facilidade de se encontrar e de se fabricar. Lebrando que o uso da mesma não pode ser feito em filhos do Orisa Yansã, pois trata-se de um Ewó (proibição, quizila):
No Brasil é bastante usado pelo povo do Candomblé, principalmente nos rituais de iniciação, Boris e até no preparo da comida dos Orisás.


Iyerosun



Pó produzido pelo trabalho de um tipo de cupim ou da serragem da árvore sagrada Baphia Nítida, leguminosae papiliomoideae (Iye). É nesse pó que são riscados os simbolos de odú, 
1 – Usar o pó sagrado chamado iyerosun, que é originado da árvore Irosun. Iye é um espírito que esta dentro desta arvore, como é dito no Odu Otua opon kan ou Otua tutu, por ela querer guardar segredo com Orunmila para curar as pessoas.
2- Usa-se o iyerosun dentro do opon para evocar os odu para fazer alguma medicina, ou até mesmo o ebo riru (ebo completo e extraordinário que contem muitas rezas para garantir a paz à pessoa).
3 – Toda interpretação que sai pelo Ikin Ifá ou Opele Ifá, vinda do céu ou da terra, é utilizada com o iyerosun para que o cliente tenha contato direto com Olodumare (Deus) e seu criador (Ori – Eleda).
 É por isso que até hoje Opon Ifa é muito importante.





Cantigas de Osala - ketu

                                                                             

Osala 

(seu êpa Bàbá – seu êpa Bàbá)


1)E ajô kiriri
    Maje lê lê marioió korikan
    E ajo kiriri

2)Aja gunan baba ô
    Aja gunan
    Ele moso baba Olorun
    Aja gunan baba ô

3)Bere kete o bere kete baba
    Igbin ala koro o lorigena
    Obere kete baba

4)A koro onile
    Ke sajô orisa ke sô e
    A koro onie oderoman
    Ke sajô orisa ke sô e

5)Aindarô mogi bio
    Mogiba é baba ma kurê
    Baba ba lajeo
    Magiba é baba ma kurê

6)E di baba baba guian
    Ae ae  baba

7)O fi la alaye o
    ire ilê awa
    E baba a awure o
     ire ilê awa
   

8)È un ala é um alá
    Baba aio um ala

9)Ala ala
    Ala Orun ala,orun ala
    Orun ala ê

10)Ala lala e e ê
      Baba lauese

11)Baba o durê
      Baba o durê
      A um alça
      Nanã manja osaguian
      Nanã manja Osalufã
      Nanã manja ê
  
12)A irê a irê baba a ire, a ire baba
      A irê a irê baba a ire, a ire baba

13)Ero baba mi sero
      Ero mi baba kojaade
      Ero baba mi sero
      Ero mi baba kojaade

14)Misauera misauera
      Baba
      Baba la kesó

15)Igbi é um ló
      Baba orisa
      Di ki lero dê

16)Orisa oore, orisa oore a nlo
      A l´anure ajo
       Orixá oore orixa oore a unlo

     A lanu re ajo

Cantigas de Nanã - ketu



Nana 


(Saluba Nanã – Saluba)








1)Oluo salawajô
    Oluo dukewajô
    Salawajô
    Oluo dekewajô

2)Òdí  Nàná  ni  ewà
    Léwà  lèwá  e
    Òdí  Nàná  ni  ewà
    Léwà  lèwá  e

3)Nanã eko ewi
    Anibani sanurá

4)A mi nha laoré
    Mi ni kolose

5)Ibiri sasara
    Lebe
    Ibiri sasara
    Ibiri nanã ayo lóbó
    Nanã ayo

6)Nanã isuri mo
    Nilê kurajó
    Kurajó kurajó
    Afun lê lê kurajó

7)Ôlô u nô Osala
    Na jô ô lu á dé
    Ké na jô
    Osalá najé ô
    Lá um lá lá kó na jô

8)Nanã ekô re ê manilê korajô
    Ôlô bé ti ti á na kê be bé a manilé
    Kê ra ié nanã iku ré be bé a
    Manilé
    Korajô korajô kô rá jê é
    Fu fu li li korajô

9)Osalá ê nanã ê luê de biri ri ô tô
    Osalá lô ô lê né sê sê ibiri ô to ê
    Epê á uá lá ba ké mi uê ode osalá

10)Ile kê ô tê ê dê lê nêré ê dê Osalá
      Ile kê ê lê dê kê mi nê ê dê Osalá
  
11)Osalá to ri ô man di dé
      As tê ri man lá di dé

12)Ôlô u nô é Osalá é ka um rá
      Dé dé
      Ôlô u nô é Osalá é ka um rá
      Dé dé

13)Já ia lá rá rá á iku rê
      Só rê sê lá
      Lá lá rá ré nanã só rê rê ia lê rá re

14)Osalá iku a ué rê o
      Osalá
      Osalá iku á ué ê rê do
      Osalá iku que rê ê
      Osalá nana kó já bé
      Osalá iku que rê Osalá

15)Alá bé mó bó ré
      Tu mé bé lé fé mi
       Bé lé fé é lú ré só bé
       Ke ca ke ca
       Ê in pê pê

16)Nanã ke já osi alodê
      Nanã ke já osi alodê
      Nanã ke já dó
      Alodê
      Nanã ke já dó

      Alodê