quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Esu Toquinho

É uma entidade muito antiga, e também é conhecido por outro nome "Edú Marabô Toquinho" e você poderá conhecer mais sobre ele e um lindo ponto cantado no final desta história.
Se trata de uma entidade que quando vida terra, viveu com o titulo de Feiticeiro Senhor da Tribo em uma época medieval, mais antiga que a própria antiguidade.
Muitos pesquisadores relatam que pode ser encontrado parte da Biografia dessa entidade até hoje no Norte da Rovaniemi "Norte da Finlândia" - Onde esta localizada a mata gelada.

Foi um Feiticeiro Bruxo que carregava seus conhecimentos da Magia e Bruxaria em suas 7 cabaças. Sendo aprendiz de Bruxos e de Feiticeiros D'rumas, sendo pelos seus ritos e feitos, por derrubar uma manada de Búfalos que todos da tribo os temia assim como o Rei também.
Com seu poder foi capaz de salvar a tribo de uma manada de Búfalos os desafiando sozinho. Recebeu do Rei da Tribo o nome de Feiticeiro Sr. da Tribo e passou a ser chamado por todos de Marabô Toquinho por ser ágil, consciente, astucioso, alto e extremamente forte.

Ele é um homem, com postura fina, elegante e um bom apreciador de conhecimentos, boas bebidas como Vinhos, Whisks, Marafos e outros.
Utiliza uma Capa de Veludo preta como de um conde.
Conseguiu transpassar a barreira do tempo de sua própria existência através da prática da Magia e hoje incorpora em um médium para dar consultas e resolver problemas espirituais utilizando o seu conhecimento milenar, sua magia e seu poder de Esú através de seu ponto Cabalístico e sua Bruxaria.

Esta na hierarquia cabalística 3°(Terceiro) comandado de Exú Asgataroth.
É reconhecido como o Senhor da 7 Cabaças e do Dendê. É determinado a esse Exu, a fiscalização do plano físico, distribuindo ordens aos seus comandados. Apresenta-se como um autêntico cavalheiro, apreciando bebidas finas e os melhores charutos. Este Guardião trabalha em casa de santo de Candomblé...

Cantiga:

Capa e cartola preta
Anel de ouro no dedo

Charuto fumaça clara
Conhaque de casca rara

É ele Esu Toquinho
Trabalha com mano e mana

Pisa certo yaô
Não brinca com Esu Toquinho

Toquinho futuro e presente
Toquinho presente e passado

Toquinho a vida da gente
Em cada buzio jogado

Ah ha ha
Ele trabalha é protetor 

Ah ha ha
Capa e bengala é Marabô

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Bolar no Santo / Iniciação

Bolar no santo

É o mesmo que "cair" no santo. Este é o sinal que indica a necessidade de iniciação de uma pessoa no candomblé.
Acontece sem previsão, normalmente numa festa: durante a dança e os cânticos, o orisá se "manifesta" no futuro filho de santo (Yao), que é agitado por tremores e sobressaltos violentos.
Quem já "bolou" conta que sentiu arrepios, calor, fraqueza e sensação de desmaio. Quando acorda no roncó (o quarto do terreiro reservado à pessoa que "bolou"), o abia não consegue se lembrar de nada do que aconteceu.


Rituais de inicialização do Candomblé:



Feitura de santo é um termo que usamos para iniciar alguém no culto aos orixás.

Esse ritual representa um renascimento,de abiã você torna-se um yao, tudo será novo, inclusive seu nome a qual será chamado na comunidade.

A feitura começa com o recolhimento, são 21 dias de reclusão, e neste período são realizados banhos, Boris (uma das oferendas mais importantes que visa o bem estar individual no Candomblé), oferendas, ebós, é onde todo o aprendizado começa,os ensinamentos as rezas, as dança, as cantigas, etc.

A festa ritualística é que marca o término deste período, a festa é denominada saída de yao, neste momento ele será apresentado à comunidade. 

Ele será acompanhado por uma autoridade à frente de todos para que lhe sejam feitas homenagens.

São feitas 4 saídas, 3 de muzenza e 1 de "gala"

Deitado sobre uma esteira, ele saudará com dobalé ou iká e paó, que são palmas compassadas que serão dadas a cada reverência feita pelo yao e acompanhadas por todos presentes, como demonstração de que a partir daquele momento ele nunca mais estará sozinho na sua caminhada. 

Primeiramente saudará o mundo, neste momento a localização da esteira é na porta principal da casa (geralmente porta de Ogun).
No seu interior, ele saudará a comunidade e por último, frente aos atabaques que representam as autoridades presentes.

O momento mais aguardado das saidas é o orukó. Neste momento o Orisá dirá o nome de iniciação de seu filho perante todos e também é neste momento que se abre a sua idade cronológica dentro de sua vida no santo.

Até que o yao complete a maior idade de santo, terá que continuar dia a dia o seu aprendizado e reforçar os seus votos por meio das obrigações.

Geralmente as obrigações são com 1, 3, 5 anos e por fim a obrigação de 7 anos, onde o yao se torna um egbomi (isso se o Baba ou Iya tiver a certeza que o yao esta preparado, caso contrario o yao podera ter 7, 8, 12 anos , mas não receberá esta obrigação)


terça-feira, 30 de agosto de 2016

Informações sobre Candomblé e Umbanda (Algumas diferenças)

Algumas informações sobre Candomblé e Umbanda
Candomblé Umbanda
1. Raspagem Catulagem
2. Bori quente Sacrificio de animais no otá
3. Bori frio como batismo Bori frio como batismo
4. Corte ritualístico - gbéré Tarimbar o orixá
5. Camarinha de 21 dias Camarinha de 3 dias
6. Preceitos Preceitos
7. Quizilas Quizilas
8. Com curas Sem curas
9. Saídas ritualísticas Toques de Camarinha