sábado, 14 de janeiro de 2017

Maria Padilha




MARIA PADILHA - A CORTESÃ QUE SE TORNOU RAINHA

Admirada e prestigiada na Umbanda, Quimbanda e Candomblé, Maria Padilha é sem dúvida a Pomba Gira mais conhecida da religião afro-brasileira. E sua fama se expande para além das fronteiras brasileiras.
Muitas histórias norteiam a sua origem, é conhecida como a Esu-Mulher, o similar feminino de Esu. Como toda Entidade dessa categoria, acredita-se que ela trabalha em sintonia com as energias dos Orisás para ajudar encarnados e desencarnados, a amenizar o sofrimento do seu carma alcançando assim a evolução espiritual.
Maria Padilha assim como muitas outras Pombo Giras é chefe de falange, coordena milhares de espíritos que assim como ela tiveram em suas ultimas vidas momentos de sofrimento e angústia por um amor, recorrendo a maioria delas à magia para alcançarem seus objetivos. As Marias Padilhas são uma legião de muita força mágica e espiritual, aceitando diversos trabalhos de magia e demanda. Possuem muitos aliados espirituais e nunca trabalham sozinhas, sempre estão acompanhadas por outras falanges de Pombo Giras e Esus. As linhas de atuação dessas falanges são as mais diversas, logo, é comum encontrar Entidades com nomes:

* Maria Padilha da Estrada,
* Maria Padilha da Encruzilhada,
* Maria Padilha das 7 Encruzilhadas,
* Maria Padilha do Cabaré,
* Maria Padilha das Portas do Cabaré,
* Maria Padilha da Figueira,
* Maria Padilha do Cruzeiro do Cemitério/ da Calunga/das Almas,
* Maria Padilha do Inferno e etc.

Essas Entidades trabalham com uma energia específica, com um objetivo próprio e peculiar. Cada MARIA PADILHA citada acima é composta de milhares de MARIAS, cada qual com sua história verdadeira ou alegórica, mas com certeza todas vinculadas à líder. Principalmente por ligação cármica.
A postura, a maneira de falar, dançar, vestir tem mais a ver com a conduta dos médiuns do que com as personalidades individuais das Pombas Giras.
É uma Entidade de personalidade amigável, simpática, sensual, comunicativa e reservada. Bebe Champanhe, Licor de Aniz, Martini e outras bebidas doces. Fuma cigarros e cigarrilhas, gosta de joias e acessórios dourados e brilhantes, gosta de trajes de luxo nas cores negro, vermelho, dourado e dependendo da linha de atuação o branco, recebe suas oferendas nos lugares indicados por seus médiuns e por elas quando incorporadas.

Pontos Cantados:

Esú Maria Padilha,
Trabalha na Encruzilhada,
Esú Maria Padilha,
Trabalha na Encruzilhada,
Toma Conta,
Presta conta,
ao romper,
da madrugada,
Toma conta,
Presta conta,
ao romper,
da madrugada,
Pomba-gira, minha comadre,
Me proteja noite e dia,
E é por isso,
que eu confio,
em sua feitiçaria,
Pomba Gira, minha comadre,
Me proteja noite e dia,
E é por isso que eu confio,
em sua feitiçaria.
*********************************
Com uma rosa e uma cigarrilha,
Maria Padilha já chegou,
E na calunga,
Ela é Rainha,
Ela trabalha com muito amor,
Sete cruzeiros da calunga,
É a morada dessa mulher,
Ela é Maria Padilha,
Rainha do Candomblé…
*********************************
Maria Padilha,
Soberana da estrada,
Rainha da encruzilhada,
E também do Candomblé,
Suprema é uma mulher,
de negro,
Alegria do Terreiro,
Seu feitiço tem axé,
Mas ela é, ela é,
Ela é…Rainha da Encruzilhada e mulher de luz e fé.

Muitas são as versões de histórias contadas sobre a vida de Maria Padilha quando encarnada. Vale ressaltar que como são milhares de mulheres que trabalham nessa falange, cada uma traz seu relato de quando era viva. Maria Helena Farelli em sua obra bibliográfica, após diversas pesquisas de campo, divulgou o que poderia ser a história da Líder dessa enorme falange. Eis parte do conteúdo:

Relatos de Maria Padilha:
"Sou branca, não negra, como os Orixás a quem sirvo. Não vim da Nigéria, nasci na Espanha. Não fui rainha, mas usei coroa; por isso ainda uso; é meu direito. Quem me deu a primeira coroa, feita de ouro, esmeraldas, rubis e opalas foi o meu amor, o rei Dom Pedro I de Castela, a quem o povo espanhol chamou 'o Cruel'.
Fui amante do rei de Espanha no tempo em que lá havia mouros e judeus, lá pelos anos de mil trezentos e pouco. Andei em Andaluzia e reinei em Castela, nos fortes e nos palácios; andei em corridas de touros miuras, vi guapos toureiros, grandes espadachins, belos e magros bailarinos de flamenco, e fui muito amada. Não fui a Rainha, ela se chamava Dona Blanca de Borbon, viera da França e era muito sem-graça. Só a mim o rei amou; por mim gemeu e uivou como um cão sem dono num cais da Espanha mourisca. A meus pés ficou como um crente numa capela. Eu fui a dona do dono da terra Andaluza."
Que Dom Pedro apaixonou-se loucamente por ela e que se amolecia todo em seus braços, está dito no próprio romance espanhol:
" El cruel Pedro llamado,
Casou-se com Dona Blanca,
Fuese para Montalván,
Que alli es barraganado,
Com Dona Maria de Padilha,
Que lo tiene enhechizado".

Padilha com a ajuda de feiticeiros e bruxas realizou muitas magias para manter o amor do rei Dom Pedro. E segundo a própria Padilha, suas maiores bruxarias foram feitas em Elche, a cerca de 30 km a sudoeste de Alicante.
Padilha foi certa vez com seus amigos procurar o local onde, segundo a tradição, havia uma estátua, enterrada séculos antes por magos, e que era dada a feitiços fortes: A Dama de Elche. Sua origem é desconhecida; mas as joias que a cobrem não são de origem grega nem romana, nem vem do reino visigodo: elas vieram de Cartago, no norte da África, região com que a antiga população de Elche tinha contato e cujo rei Aníbal, o Conquistador, andou pelo sul da Espanha. A estatueta, um busto de mulher ligeiramente curvado e com uma incisão aberta nas costas, usando grandes argolas nas orelhas, foi um antigo objeto de adoração. Depois de tanto tempo enterrada, chegara a hora de seu feitiço tão antigo ser usado pela amante do rei. Assim contou Padilha:
"Com sete espadas encantadas e um punhal de ouro, fechei meu corpo em Elche. A Dama me olhava. O Céu ficou todo negro. Relâmpagos cruzaram os céus na hora mágica desse rito antigo. Meus sacerdotes de magia negra usavam capuzes. Meu bobo da corte também estava lá, como a vítima sacrificial de um rito pré-histórico; ele trabalhou na magia com sua força, que é
a dos feios, solitários e ridicularizados. Havia ainda um bode negro, com os chifres enfeitados de flores, semelhantes aos belos bodes de Sabá pintados mais tarde por Goya; era o símbolo do Diabo, o portador do mal, ligado aos bobos e aos anômalos; era o centro da cerimônia. Também havia um caduceu, o bastão do poder mágico, o eixo do mundo, com as duas serpentes entrelaçadas e um capacete com pequenas asas no alto. O sacerdote invocou os deuses planetários: Shamash, o deus Sol; Sin, a Lua; Marduk, de Júpiter; Ninib, o Tempo; Nergal, a Guerra. E desde então meu corpo ficou fechado. Voei em um dragão coroado, ígneo, que vence tudo."
Padilha também aprendeu feitiços nos sabás das bruxas. Talvez a mais importante feitiçaria ligada a Padilha seja a que fez com que D. Pedro abandonasse a esposa. Uma lenda andaluza, inscrita em uma fonte de água, conta essa história.
Em resumo, Padilha furtou de uma igreja, um cinto que acreditava ter pertencido a um santo, sendo um objeto de culto. Com a ajuda de um feiticeiro Padilha enfeitiçou o cinto, e sabendo que Dona Blanca, Rainha e esposa de Dom Pedro, havia o presenteado com um cinto de ouro, trocou pelo cinto enfeitiçado. Na noite de núpcias, o rei usando o cinto presenteado, sob a presença de um bispo inquisidor e de um franciscano velho, o cinto se moveu, sibilou e transformou-se em uma cobra, pronta para morder o rei. Em meio a esse fato, Dona Blanca foi abandonada pelo Rei e condenada a morte pela igreja por bruxaria.
As histórias de desamor e matrimônio que uniram uma rainha, um rei e sua amante bruxa, contada pelos trovadores por toda a Ibéria, reforçaram o poder do mito de Padilha. Vindos da Espanha, trazidas pelas canções dos trovadores, a história dessa "mala mujer" penetrou em Portugal e lá fez tradição entre as feiticeiras. Na Lisboa setecentista, as bruxas usavam sortilégios de que Padilha participava em espírito.
Apesar das perseguições, a admiração das rezadeiras pela alma de Padilha só fez crescer. Para ela fizeram seus conjuros e suas invocações fortes. Muitas destas condenadas, foram deportadas para o Brasil, naquela época terra de degredados, de índios não-cristãos, de ciganos e de protestantes em busca de riqueza nesta terra de Arabutã, de pau-brasil, de Vera Cruz, de Santa Cruz; foram viver em Pernambuco, terra para onde eram
mandados os que não eram aceitos na sociedade cristã lisboeta, com batinas por toda parte e com batinas no poder.
Assim, Padilha não veio da África como pomba-gira; não veio com os negros e seus orixás. Ela veio com o colono português e suas lendas, com as portuguesas supersticiosas e seus amores doentios. Veio no meio dos baús de madeira, das velas de sebo de Holanda, junto com bentinhos, escapulários, rosários, lobisomens e mulas-sem-cabeça. Foi no Brasil que ela se misturou com os ritos de origem africana; primeiro nos catimbós do Nordeste, depois nos cultos de Angola, na umbanda e na quimbanda do Rio de Janeiro. Essa combinação das duas tradições explica a sua importância. É por isso que Padilha tornou-se a mais famosa, a rainha, a mulher de Lúcifer.
Sua primeira manifestação na nova terra foi quando "baixou" em um toré. Foi em uma quarta-feira, dia de reunião do toré, que uma mestra balbuciou algo em língua estrangeira e começou a gargalhar. Quem chegara não fora um espírito juremado nem uma mestra Flor; era um espírito desconhecido. Não tinha sangue de índio (sangue "reá"), mas era rainha. Não vinha das aldeias de Laje Grande, Barros de Tauá, Jurema, Pedra Branca ou Urubá, mas sim do estrangeiro. Não quis vela, preferiu cigarro; e pegou firme no médium. Seu nome, disse entre risos: Maria Padilha, e disse que não vinha para ficar, mas estava só de passagem.
De outra vez, ela foi vista na marujada, onde cristãos e mouros guerreavam igualzinho como faziam em sua Castela. E dançou dando risadas tão fortes que a banda parou. Um sacristão se benzeu: aquilo era arte do Tinhoso, era sim... Padilha passou deixando um rastro de perfume que encantou a moçada, fazendo a festa ficar mais quente. Nunca uma marujada teve tantos beijos, chupões, mordidas e promessas de paixão. Até moça fugiu de casa, contam os marujos.
Na noite seguinte, metida em saias engomadas, Padilha "acostou" em uma festa afro-brasileira, o maracatu, um cortejo de influência africana, com estreita ligação com os terreiros nagôs. Ali havia a presença de um rei e de uma rainha, a figura dominante da festa; e disso Padilha entendia bem.
Entrando pela cabeça da Rainha do cortejo, Padilha rebolou a noite toda. Na figura da boneca que vinha na frente do cortejo, reconheceu feitiços de seu tempo na Terra. E riu sua risada diabólica, soltou tanto veneno que o cortejo virou a noite na vadiação. A “Nação Leão Coroado" parou assustado ao ver passar o cortejo onde Padilha bailava solta, nuvem de fumaça da fogueira dos infernos, dama do pé de cabra espanhola, sambando na corte de um antigo rei negro. Os caboclos de lança africanos, segundo consta, brincam atuados, a reconheceram e gritaram em coro:
- Viva Esu, viva a mulher de Esu!
E perguntaram:
- Qual é seu nome, dona da festa?
Ela respondeu:
Sou a rainha Maria Padilha e vim para festejar...
No antigo cortejo nigeriano em louvor a Osum chegara mais uma Legbara, branca, diferente, a mais quente de todas. Estava formando o elo entre a macumba brasileira e o mito ibérico da grande amante feiticeira andaluza.
E Padilha ficou no Nordeste. Já no séc. XVIII, no tempo em que feitiço era coisa muito escondida no Brasil.
Do nordeste, o culto de Padilha foi levado para os terreiros do Rio de Janeiro e Salvador, fazendo assim, seu nome crescer e se perpetuar por toda a Umbanda e Candomblé.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Esu Toquinho

É uma entidade muito antiga, e também é conhecido por outro nome "Edú Marabô Toquinho" e você poderá conhecer mais sobre ele e um lindo ponto cantado no final desta história.
Se trata de uma entidade que quando vida terra, viveu com o titulo de Feiticeiro Senhor da Tribo em uma época medieval, mais antiga que a própria antiguidade.
Muitos pesquisadores relatam que pode ser encontrado parte da Biografia dessa entidade até hoje no Norte da Rovaniemi "Norte da Finlândia" - Onde esta localizada a mata gelada.

Foi um Feiticeiro Bruxo que carregava seus conhecimentos da Magia e Bruxaria em suas 7 cabaças. Sendo aprendiz de Bruxos e de Feiticeiros D'rumas, sendo pelos seus ritos e feitos, por derrubar uma manada de Búfalos que todos da tribo os temia assim como o Rei também.
Com seu poder foi capaz de salvar a tribo de uma manada de Búfalos os desafiando sozinho. Recebeu do Rei da Tribo o nome de Feiticeiro Sr. da Tribo e passou a ser chamado por todos de Marabô Toquinho por ser ágil, consciente, astucioso, alto e extremamente forte.

Ele é um homem, com postura fina, elegante e um bom apreciador de conhecimentos, boas bebidas como Vinhos, Whisks, Marafos e outros.
Utiliza uma Capa de Veludo preta como de um conde.
Conseguiu transpassar a barreira do tempo de sua própria existência através da prática da Magia e hoje incorpora em um médium para dar consultas e resolver problemas espirituais utilizando o seu conhecimento milenar, sua magia e seu poder de Esú através de seu ponto Cabalístico e sua Bruxaria.

Esta na hierarquia cabalística 3°(Terceiro) comandado de Exú Asgataroth.
É reconhecido como o Senhor da 7 Cabaças e do Dendê. É determinado a esse Exu, a fiscalização do plano físico, distribuindo ordens aos seus comandados. Apresenta-se como um autêntico cavalheiro, apreciando bebidas finas e os melhores charutos. Este Guardião trabalha em casa de santo de Candomblé...

Cantiga:

Capa e cartola preta
Anel de ouro no dedo

Charuto fumaça clara
Conhaque de casca rara

É ele Esu Toquinho
Trabalha com mano e mana

Pisa certo yaô
Não brinca com Esu Toquinho

Toquinho futuro e presente
Toquinho presente e passado

Toquinho a vida da gente
Em cada buzio jogado

Ah ha ha
Ele trabalha é protetor 

Ah ha ha
Capa e bengala é Marabô

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Bolar no Santo / Iniciação

Bolar no santo

É o mesmo que "cair" no santo. Este é o sinal que indica a necessidade de iniciação de uma pessoa no candomblé.
Acontece sem previsão, normalmente numa festa: durante a dança e os cânticos, o orisá se "manifesta" no futuro filho de santo (Yao), que é agitado por tremores e sobressaltos violentos.
Quem já "bolou" conta que sentiu arrepios, calor, fraqueza e sensação de desmaio. Quando acorda no roncó (o quarto do terreiro reservado à pessoa que "bolou"), o abia não consegue se lembrar de nada do que aconteceu.


Rituais de inicialização do Candomblé:



Feitura de santo é um termo que usamos para iniciar alguém no culto aos orixás.

Esse ritual representa um renascimento,de abiã você torna-se um yao, tudo será novo, inclusive seu nome a qual será chamado na comunidade.

A feitura começa com o recolhimento, são 21 dias de reclusão, e neste período são realizados banhos, Boris (uma das oferendas mais importantes que visa o bem estar individual no Candomblé), oferendas, ebós, é onde todo o aprendizado começa,os ensinamentos as rezas, as dança, as cantigas, etc.

A festa ritualística é que marca o término deste período, a festa é denominada saída de yao, neste momento ele será apresentado à comunidade. 

Ele será acompanhado por uma autoridade à frente de todos para que lhe sejam feitas homenagens.

São feitas 4 saídas, 3 de muzenza e 1 de "gala"

Deitado sobre uma esteira, ele saudará com dobalé ou iká e paó, que são palmas compassadas que serão dadas a cada reverência feita pelo yao e acompanhadas por todos presentes, como demonstração de que a partir daquele momento ele nunca mais estará sozinho na sua caminhada. 

Primeiramente saudará o mundo, neste momento a localização da esteira é na porta principal da casa (geralmente porta de Ogun).
No seu interior, ele saudará a comunidade e por último, frente aos atabaques que representam as autoridades presentes.

O momento mais aguardado das saidas é o orukó. Neste momento o Orisá dirá o nome de iniciação de seu filho perante todos e também é neste momento que se abre a sua idade cronológica dentro de sua vida no santo.

Até que o yao complete a maior idade de santo, terá que continuar dia a dia o seu aprendizado e reforçar os seus votos por meio das obrigações.

Geralmente as obrigações são com 1, 3, 5 anos e por fim a obrigação de 7 anos, onde o yao se torna um egbomi (isso se o Baba ou Iya tiver a certeza que o yao esta preparado, caso contrario o yao podera ter 7, 8, 12 anos , mas não receberá esta obrigação)