terça-feira, 10 de julho de 2018

Ervas Sagradas - Tradução Português/Yorubá - Yorubá/Português

Conheça as ervas sagradas traduzidas:

PORTUGUÊS/YORUBÁ

ABOBORA (ELÉGÉDÉ)
ABRE CAMINHO (EWÉ LOROGÚN)
ACOCÔ (AKÓKO)
AGRIÃO DO PARA, PIMENTA D'ÁGUA (AWÙRÉPÉPÉ)
AGUAPÉ (EJÀ OMODÉ)
ALECRIM (EWÉRÉ)
ALFAZEMA OU LAVANDA (ÀRÙSÒ)
ALFAVACA (EFÍNFÍN)
ALGODÃO (EWÉ ÒWÚ)
AMENDOEIRA (ECUCI OU IGGI URÉ EM CUBA)
AMENDOIM (ÈPÀ)
APERTA RUÃO (ÌYÈYÈ)
ARIDAN (ÀRÌDAN)
ARNICA (TAMANDÍ)
AROEIRA BRANCA (ÀJÓBI FUNFUN)
AROEIRA VERMELHA (ÀJÓBI OILÉ, ÀJÓBI PUPÁ)
ARREBENTA CAVALO (KANAN-KANAN OU EWÉ BÓBO)
ARRUDA (ATOPÁ KUN)
ASSA PEIXE (SEM NOME YORUBA)
BALAINHO DE VELHO (AMÚNIMÚYÈ)
BAMBU  (DANKÓ)
BARBA DE BOI OU MALVA RASTEIRA (TÓ)
BARBA DE VELHO (IRÙNGBÒN)
BARONESA OU JACINTO D’ÁGUA (ERESÍ MOMIN PALA)
BATATA DOCE (EWE KÚKÚNDÙNKÚ OU EWE ORÍ)
BEM-ME-QUER (BÁNJÓKÓ)
BETIS BRANCO (EWÉ BOYÍ FUNFUN)
BETIS CHEIROSO (EWE BOYI
BOLDO OU TAPETE D’OXALÁ (EWÉ BABÁ)
BOLDO PAULISTA OU ALUMÃ (ÀLÚMÓN)
BRANDA FOGO OU FOLHA DE FOGO (EWÉ INÓN OU INÁN)
BREDO  (EWÉ GBÚRE)
CAMBARÁ (ÁBITÓLÁ)
CAMBOATÁ(SEM NOME YORUBA)
CANA DO BREJO (TÈTÈRÈGÙN)
CANA OU BANANEIRA DE JARDIM (EWE ÌDÒ)
CANELA DE VELHO(SEM NOME YORUBA)
CANSANÇÃO OU URTIGA DA FOLHA GRANDE (ÈSÌSÌ)
CAPEBA (EWE IYÁ)
CARÁ MOELA  (AKAN)
CAROBINHA(SEM NOME YORUBA)
CARQUEJA (KÀNÉRÌ)
CARRAPATEIRA (ÌPÈSÁN)
CARURÚ OU BREDO S/ESPINHO (TÈTÈ)
CATINGA DE MULATA OU MACASSÁ (MAKASÀ)
CEBOLA  (ÀLÙBÓSÀ)
CHAPÉU DE COURO (SÉSÉRÉ)
CHAPÉU DE NAPOLEÃO (ALOMI OJO OU SOPÁ SOPÁ)
CARRAPICHO OU CHIFRE DE VEADO (DÁGUNRÓ)
CIPÓ CABOCLO (KENZA EM CUBA)
CIPÓ CHUMBO (AWÓ PUPÁ)
COLÔNIA (TÓTÓ)
COQUEIRO (ÀGBON)
COQUEIRO DE PURGA OU COQUINHO DE CATARRO(SEM NOME YORUBA)
CORDÃO DE FRADE OU CORDÃO DE SÃO FRANCISCO (MOBORÒ)
CORREDEIRA (FALÁKALÁ)
COSTELA DE ADÃO(SEM NOME YORUBA)
DAMA DA NOITE (ÀLÚKERÉSÉ)
DANDÁ DA COSTA OU TIRIRICA OU JUNQUINHO (DANDÀ)
DENDEZEIRO (MÀRÌWÓ OU IGI ÒPÈ)
DORMIDEIRA OU SENSITIVA (ÁPÉJÈ)
ELEVANTE OU LEVANTE OU ALEVANTE (ERÉ TUNTÚN)
ERVA CAPITÃO (ABÈBÈ ÒSUN)
ERVA CURRALEIRA OU CÂNFORA(SEM NOME YORUBA)
ERVA GROSSA OU FUMO BRAVO(SEM NOME YORUBA)
ERVA DE BICHO OU FOLHA DE IGBI (ERÓ IGBIN)
ERVA DE SANTA LUZIA (OJÚORÓ)
ERVA DE SANTA MARIA (MANTURISI OU IMI IYÍN)
ERVA DE SÃO JOÃO (ÀRÚNSÁNSÁN)
ERVA MOURA OU MARIA PRETA (EWÉ ÈGÙNMÒ)
ERVA PASSARINHO (ÀFÒMÓN)
ERVA PRATA (EWÉ DÍGÍ)
ERVA POMBINHA OU ANDORINHA (EWÉ BOJUTÒNA)
ERVA PRATA (EWÉ DÍGÍ)
ERVA TOSTÃO (ÉTINPÓNLÁ)
ERVA VINTÉM (ILERÍN OU OKÓWÓ)
ESPADA DE SÃO JORGE  (EWÉ IDÁ ÒRÌSÀ)
ESPINHEIRA SANTA(SEM NOME YORUBA)
FEDEGOSO (ÀGBÒLÀ)
FIGUEIRA DO INFERNO  (ÀGOGO)
FLAMBOYANT (IGI ÒGUN BÈRÈKÈ)
FOLHA DE FORTUNA (ÀBÁMODÁ)
FOLHA DA RIQUEZA, PERIQUITA OU CARRAPICHINHA (EWÉ AJÉ)
FRUTA PÃO (GBÈRÈFÚTÚ)
FUMO, TABACO (ETÁBA OU ASA)
IRÔCO OU GAMELEIRA BRANCA (ÌRÓKÒ)
GUANDO (ÈWÁ IGBÓ)
GUACO (ÒJÈ DÚDÚ)
JABORANDI(SEM NOME YORUBA)
JAQUEIRA (APÁÒKÁ)
JARRINHA OU CIPÓ MILOMI (AKONIJÈ)
JENIPAPO (BUJÈ)
JIBÓIA (EWÉ DAN)
JURUBEBA (KISIKISI OU IGBÁ IGÚN OU IGBÁ ÀJÀ)
LÍNGUA DE GALINHA OU GUAXIMBA (ÀLÙPÀYÍDÀ)
LÍNGUA DE VACA (EWE GBÚRE OSUN OU SANA)
LÍRIO BRANCO OU LÍRIO DO BREJO (BALABÁ)
MÃE BOA (ÌYÁBEYÍN)
MALVA BRANCA (ÀSIKÙTÀ OU EFIN)
MAMONA BRANCA (EWE LÁRÀ FUNFUN)
MANACÁ(SEM NOME YORUBA)
MANDIOCA  (ÈGÉ)
MANGUEIRA (ÒRÓ ÒYÌNBÓ)
MANJERICÃO BRANCO (EFÍNRÍN OU EFÍNRÍN KÊKERÊ)
MANJERICÃO ROXO (EFÍNRIN PUPÁ)
MANJERONA(SEM NOME YORUBA)
MARAVILHA (ÈKÈLÈYÍ)
MARICOTINHA (ETÍTÁRÉ)
MASTRUZ  (EWÉ ISINISINI)
MELANCIA (BARÁ)
MELÃO  (ÈGÚSI)
MELÃO D’ÁGUA (AGBÉIE)
MELÃO DE SÃO CAETANO (EJÌNRÌN)
MILHO (ÀGBÀDÓ)
NEGRA-MINA OU NEGA MINA(SEM NOME YORUBA)
NICURIZEIRO OU BAUNILHA DE NICURI (ÀBÀRÁ ÒKÉ)
NOZ DE COLA (OBÌ)
NOZ MOSCADA(SEM NOME YORUBA)
ORIPEPÊ OU PIMENTA D’ÁGUA (AWÙRÉPÉPÉ)
ORIRI (RIN-RIN)
OROBÔ (ORÓGBÓ)
OXIBATÁ (ÒSÍBÀTÀ)
PARA RAIO (IGÍ MÉSÀN)
PARIETÁRIA (EWÉ MONÁN)
PARIPAROBA = EWÉ IYÁ
PATA DE VACA (ABÀFÈ)
PATCHOULI(SEM NOME YORUBA)
PAU D’ÁGUA OU PAU D’ALHO OU PEREGUM OU COQUEIRO DE VÊNUS (PÈRÈGÚN)
PERPÉTUA,SUSPIRO-ROXO, PARATUDO, PERPETUA BRAVA = ÈKÈLEGBARA
PICÃO PRETO(ABÉRÉ)
PIMENTA (ÁTÁ)
PIMENTA DA COSTA  (ÁTÁARÉ)
PIMENTA DE MACACO OU CANELA DE MACACO OU ERVA BIRIBA OU BEJERECUM (BEJEREKUM)
PINHÃO BRANCO (BÒTUJÉ FUNFUN)
PINHÃO ROXO (BÒTUJÉ PUPÁ)
PITANGA (ÍTÀ)
PIXURIM  (SEM NOME YORUBA)
POEJO (SEM NOME YORUBA)
QUARESMEIRA(SEM NOME YORUBA)
QUEBRA PEDRA (EWÉ BÍYEMI)
RAMA DE LEITE (EWE OGBÓ)
ROMÃ (ÀGBÀ)
SABUGUEIRO (ÀTÒRÌNÀ)
SAIÃO OU FOLHA DA COSTA (ÒDÚNDÚN)
SALSA DE PRAIA (GBÒRÒ AYABÀ)
SALVIA (IKIRIWÍ)
SAMAMBAIA DE POÇO OU PENTE DE COBRA (ÒMUN)
SÃO GONÇALINHO (ALÉKÈSÌ)
SAPÊ  (EKUN)
SAPOTI (NEKIGBÉ)
SETE SANGRIAS (ÀMÙ)
TAIOBA (BÀLÁ)
TAMARINDO (ÀJÀGBAÓ)
TANSAGEM (EWÉ ÒPÁ)
TENTO OU OLHO DE EXÚ (WÉRÉNJÉJÉ)
TIRA TEIMA = ÁBÈBÈ KÒ
UMBAÚBA (ÀGBAÓ)
URTIGA (EWE KANAN)
VASSOURINHA DE RELÓGIO (ÀSARÁGOGO)
VENCE DEMANDA OU VENCE TUDO (OSÈ OBÁ)
VITÓRIA RÉGIA (EWE OMÍ OJÚ)

YORUBÁ/PORTUGUÊS

ABÀFÈ = PATA DE VACATFG
ÀBÁMODÁ = FOLHA DA FORTUNA
ÀBÀRÀ ÒKÉ = BAUNILHA DE NICURI
ÁBÈBÈ KÒ = TIRA TEIMA
ÁBÈBÈ ÒSÚN = ERVA CAPITÃO
ABÉRÉ = PICÃO PRETO
ÁBITÓLÁ = CAMBARÁ
ÀFÒMÓN = ERVA DE PASSARINHO
ÀGBÁ = ROMANZEIRO
ÀGBÀDÓ = MILHO
ÀGBAÓ = IMBAÚBA
AGBÉYE = MELÃO D'ÁGUA
ÀGBON = COQUEIRO
ÀGOGO = FIGUEIRA DO INFERNO
ÀJÀGBAÓ = TAMARINDO
ÀJÓBI, ÀJÓBI OILÉ, ÀJÓBI PUPÁ = AROEIRA COMUM, AROEIRA VERMELHA
JÓBI FUNFUN = AROEIRA BRANCA
AKAN = CARÁ MOELA
AKÒKO = ACOCO
AKONIJÈ = JARRINHA OU CIPÓ MILOMI
ALÉKÈSÌ = SÃO GONÇALINHO
ALOMI OJO OU SOPÁ  = CHAPÉU DE NAPOLEÃO
ÀLÙBÓSÀ = CEBOLA
ÀLÚKERÉSÉ = DAMA DA NOITE
ÀLÙMÓM = BOLDO PAULISTA
ÀLÙPÀYÍDÀ = LÍNGUA DE GALINHA OU GUAXIMBA
ÀMÙ = SETE SANGRIAS
AMÚNIMÚYÈ = BALAINHO DE VELHO
APÁÒKÁ = JAQUEIRA
ÁPÉJÈ = DORMIDEIRA OU SENSITIVA
ÀRÌDAN = ARIDAN
ÀRÚNSÁNSÁN = ERVA DE SÃO JOÃO ERVA DE SÃO JOÃO
ÀRÙSÒ = ALFAZEMA DO BRASIL
ÀSARÁGOGO  =  VASSOURINHA DE RELÓGIO
ÀSÍKÙTÁ E EFIN = MALVA BRANCA
ATA = PIMENTA MALAGUETA
ATAARE = PIMENTA DA COSTA
ATOPÁ KUN = ARRUDA
ÀTÒRÌNÀ = SABUGUEIRO
AWÓ PUPÁ= CIPÓ CHUMBO
AWÙRÉPÉPÉ = ORIPEPÊ OU PIMENTA D’ÁGUA OU AGRIÃO DO PARA,
BÀLÁ = TAIOBA
BALABÁ = LIRIO DO BREJO OU LIRIO BRANCO
BÁNJÓKÓ = BEM ME QUER
BÀRÀ = MELANCIA
BEJEREKUN = PIMENTA DE MACACO OU CANELA DE MACACO OU ERVA BIRIBA OU      BEJERECUM OU PINDAIBA
BÒTUJÉ FUNFUN = PINHÃO BRANCO
BÒTUJÉ PUPÁ = PINHÃO ROXO
BUJÈ = JENIPAPEIRO
DÁGUNRÓ = CARRAPICHO OU CHIFRE DE VEADO
DANDÁ = JUNQUINHO
DANKÓ = BAMBU
EFÍNFÍN = ALFAVACA
EFÍNRÍN KÉKÉRÉ = MANJERICÃO DA FOLHA MIÚDA, MANJERICÃO BRANCO
EFÍNRIN PUPÁ = MANJERICÃO ROXO
ÈGÉ = MANDIOCA
ÈGÚSI = MELÃO
EJÀ OMODÉ = AGUAPÉ
EJÌNRÌN = MELÃO DE SÃO CAETANO
ÈKÈLEGBARA = PERPÉTUA, SUSPIRO-ROXO, PARATUDO, PERPETUA BRAVA
ÈKÈLÈYÍ = MARAVILHA
EKUN = SAPÊ
ELÉGÉDÉ = ABÓBORA
ÈPÀ = AMENDOIM
ERÉ TUNTÚN = LEVANTE MIÚDA
ERESÍ MOMIN PALA = BARONESA OU JACINTO D’ÁGUA
ERÓ IGBIN = ERVA DE BICHO
ÈSÌSÌ = URTIGA DA FOLHA GRANDE
ETÁBA OU ASÁ = TABACO, FUMO
ÉTIPÓNLÁ = ERVA TOSTÃO
ETÍTÁRÉ = MARICOTINHA
ÈWÁ IGBÓ= GUANDO
EWÉ AJÉ = FOLHA DA RIQUEZA, PERIQUITA OU CARRAPICHINHA
EWÉ BÀBÁ = BOLDO OU TAPETE DE OXALÁ
EWÉ BOYÍ = BÉTIS CHEIROSO
EWÉ BOYÍ FUNFUN = BETIS BRANCO
EWÉ BÍYEMÍ = QUEBRA PEDRA
EWÉ BOJUTÒNA= ERVA POMBINHA OU ANDORINHA
EWÉ DAN = JIBÓIA
EWÉ DÍGÍ = ERVA PRATA
EWÉ ÈGÙNMÒ = ERVA MOURA OU MARIA PRETA
EWÉ GBÚRE = BREDO
EWE GBÚRE OSUN OU SANA = LÍNGUA DE VACA
EWÉ IDÁ ÒRÌSÀ = ESPADA DE SÃO JORGE
EWE ÌDÒ = CANA OU BANANEIRA DE JARDIM
EWÉ INÓN = FOLHA DO FOGO
EWÉ ISINISINI = MASTRUZ
EWÉ IYÁ = CAPEBA, PARIPAROBA
EWE KANAN =  URTIGA
EWÉ KÚKÚNDÙNKÚ = BATATA DOCE
EWÉ LÁRÀ FUNFUN = MAMONA
EWÉ LOROGÚN = ABRE CAMINHO
EWÉ MONÁN = PARIETÁRIA
EWE OGBÓ =  RAMA DE LEITE
EWE OMÍ OJÚ =  VITÓRIA RÉGIA
EWÉ ÒPÁ =  TANSAGEM
EWÉ ÒWÚ = ALGODÃO
EWÉRÉ = ALECRIM
FALÁKALÁ = CORREDEIRA
GBÈRÈFÚTÚ = FRUTA PÃO
GBÒRÒ AYABÀ =  SALSA DE PRAIA
ILERÍN OU OKÓWÓ = ERVA VINTÉM ERVA POMBINHA OU ANDORINHA
IGÍ MÉSÀN = PARA RAIO
IGI ÒGUN BÈRÈKÈ = FLAMBOYANT
IKIRIWÍ = SALVIA
IRÔCO OU GAMELEIRA BRANCA (ÌRÓKÒ)
ÌPÈSÁN = CARRAPATEIRA
IRÙNGBÒN = BARBA DE VELHO
ÍTÀ = PITANGA
ÌYÁBEYÍN = MÃE BOA
ÌYÈYÈ = APERTA RUÃO
JOKONIJE = JARRINHA
KISIKISI OU IGBÁ IGÚN OU IGBÁ ÀJÀ = JURUBEBA
KÀNÉRÌ = CARQUEJA
MAKASÀ = CATINGA DE MULATA OU MACASSÁ
MANTURISI OU IMI IYÍN = ERVA DE SANTA MARIA
MÀRÌWÓ OU IGI ÒPÈ = DENDEZEIRO
MOBORÒ = CORDÃO DE FRADE OU CORDÃO DE SÃO FRANCISCO
NEKIGBÉ = SAPOTI
ÒDÚNDÚN = SAIÃO OU FOLHA DA COSTA
ÒJÈ DÚDÚ = GUACO
OJÚORÓ = ERVA DE SANTA LUZIA
ÒMUN =  SAMAMBAIA DE POÇO OU PENTE DE COBRA
ÒRÓ ÒYÌNBÓ = MANGUEIRA
ORÓGBÓ = OROBÔ
OSÈ OBÁ = VENCE DEMANDA OU VENCE TUDO
ÒSÍBÀTÀ = OXIBATÁ
PÈRÈGÚN = PEREGUM OU PAU D’ÁGUA OU PAU D’ALHO OU COQUEIRO DE VÊNUS
RIN-RIN =  ORIRI
SÉSÉRÉ = CHAPÉU DE COURO
TAMANDÍ = ARNICA
TÈTÈ = CARURÚ OU BREDO S/ESPINHO
TÈTÈRÈGÙN = CANA DO BREJO
TÓTÓ = COLÔNIA
TÓ = BARBA DE BOI OU MALVA RASTEIRA
WÉRÉNJÉJÉ = TENTO OU OLHO DE EXÚ

domingo, 8 de julho de 2018

Um pouco sobre nossos Orisás


ESU:

Tem como função dinamizar, mobilizar, transformar e comunicar.
É o passado, presente e futuro. Nele estão contidos o bem e o mal. É a manifestação de tudo que existe.
Esu é representado com um porrete de nome OGÓ que o leva em segundos à quilômetros de distância. Também atrai através de magnetismo, objetos situados à longas distâncias.
Ele é astuto e sutil.
Como feiticeiro é extraordinário em seu poder. Nada é impossível para Esu. É o ponto vital, o equilíbrio do mundo, que sem ele seria o caos.
Na maioria dos itãns na África é tido como brincalhão das estradas, o mensageiro, o encrenqueiro e o porteiro interesseiro.
Cuidar de Esu às segundas-feiras é o mesmo que cuidar de sua segurança, na vida material e espiritual.
Filho primogênito de Osalá e Iemanjá.
*Cuida-se se Esu as segundas por que consideramos o inicio da nossa semana, porem todo dia é dia para se cuidar.

OGUN:

É aquele que sempre abre as estradas, que vai na vanguarda, que desbrava os caminhos com o seu facão. Orisá violento e guerreiro, eterno vencedor.
Foi Rei de Ifé e conquistador do reino de Ire.
Veste um saiote chamado mariwó (feito com as franjas das folhas verdes da palmeira).
É tido como filho de Iemanjá, irmão de Oxossi e Esu.
Ao mesmo tempo que caça, inventa as armas e ferramentas. Foi um profundo conhecedor dos segredos das florestas, onde vivia com Oxossi e Ossain.
Destemido caçador, tornou-se guerreiro e ferreiro.
Conta uma lenda que Ogum não gostava de civilização, vivendo eternamente no fundo da floresta. Osun, com sua doçura, conseguiu conquista-lo, trazendo-o para a cidade. Nessa oportunidade, ela necessitava de ajuda pois precisava de proteção.
Foi marido de Iansã, cujo segredo descobriu. Depois viveu com Osun (antes desta casar com Oxossi e depois com Sangô). Viveu com Oba, após vencê-la em uma luta.
Ogum gostava de beber e comer carne de cachorro (especialmente crua), seus músculos eram considerados de aço.
Sua ira era terrível. Era conhecido como decepador de cabeças e vingador das injustiças.
É o protetor das artes marciais, da agricultura, dos policiais e daqueles que lidam com ferro.

IEMANJÁ:

Sua origem é iorubá, da nação dos Egbá (onde existe um rio com este nome). O nome Iemanjá significa: mãe dos filhos peixes.
É tida como filha de Olóòkun (o mar).
Suas lendas contam que teve vários casamentos e muitos filhos.
Simboliza a maternidade fecunda e nutritiva.
É vista como uma senhora de seios volumosos, matrona, de ar senhorial, de movimentos ondulantes, andar cadenciado, com gestos finos e estudados que a torna envolvente.
Dizem que as estrelas são as folhas que enfeitam o seu manto e que as pedras preciosas lhes dão o brilho, tornando-a bela e irresistível.
Também recebe o nome de Inaê, Janaina e Olosun.

OSUN:

Nasceu de Iemanjá, ou é a extensão dela.
Muitos a consideram a filha preferida de Osalá.
É a dona do ouro, do coral e do âmbar. Adora o cobre.
Sua origem é iorubá, da nação Ijexá.
Uma de seus Itans a liga ao rio Osun. Os africanos a veem como uma jovem de cor de cobre, com a boca carnuda, olhos vivos, nariz afilado, corpo exuberante e ágil e sedutora.
Tem o título de Iyalode (mulher instruída, rainha, senhora, importante).
Considerada dona do amor, do rio e da fertilidade. É a sereia dos rios.
O mel é o seu elemento essencial, assim como a gema do ovo.
Está ligada por mitos e lendas a diversos Orisás (por meio de seus atributos femininos, conquistou a todos e criou inimizades entre eles).

OSÓSSI:

O rei da mata, divindade da caça. Protetor de todos aqueles que tiram o seu sustento da floresta. Seu grito de guerra assemelha-se à um latido (por ser caçador). Está ligado à terra virgem. Vive na floresta, gosta de ar puro e liberdade.
Protetor do acesso às plantas (só penetra no mato aquele que tem a sua autorização e está verdadeiramente preparado).
Osóssi é considerado do país de Keto, onde foi príncipe. Mantém ligação com Ossain e Ogun, além de ser considerado marido de Osun.
Ele que torna eficaz as expedições dos caçadores, propiciando caça abundante. Aprendeu com Ossain o segredo das folhas, usando-as para salvar vidas.
Nas expedições é sempre quem descobre os lugares certos e favoráveis para sua instalação. Torna-se o primeiro ocupante dos locais onde surgem vilas e roçados.
Por ser o único à possuir armas, é o guardião noturno de sua comunidade.
Filho de Osalá e Iemanjá.

 OMULU / OBALUAIÊ:

SAPANÃ (nome dado aos 2). Sapanã velho = Omulu. Sapanã novo = Obaluaiê.
Omulu significa: filho do Senhor. Omulu é manco, sua morada é fora de casa, isolada, no meio do mato.
Juntamente com Ogun, ele controla as estradas. Identificado com o Sol do meio dia, por isso chamado de RAIO DE SOL.
Inspira medo e respeito. Seu controle é difícil. Constitui uma ameaça constante.
Rico de significados e de difícil acesso.
Obaluaiê quer dizer senhor da terra. É originário do território de Tapá (também chamado Nupê). Fixou-se no Daomé (território Mahí).
Tido como filho de Nanã e irmão de Osumaré. Orisá de poderes extraordinários.
Está relacionado com a morte. Relacionados aos cemitérios e aos espíritos dos mundos.
Traz consigo a morte e o renascimento,  varre as impurezas da face da Terra.
À ele pertencem as doenças epidêmicas, como a varíola, a peste bubônica, a sarna, assim como todas as doenças de pele (lepra por exemplo); enfim todos os males que começam com febre muito alta.
Tem o poder de criar e acabar com estas doenças.
Para muitos é curandeiro, sendo considerado o " médico dos pobres ".

OYÁ/IANSÃ:

Iansã é o Orixá dos ventos, das tempestades e do rio Niger. De acordo com os seus itans, está ligada à água, ao fogo e à terra.
Violenta, porém de rara beleza. Sua violência pode ser caracterizada, por sua importância na natureza. Domina os raios, ventos e tempestades, como exerce também a renovação da vida e a morte.
Capaz de cuspir fogo e controlar os eguns (espíritos dos mortos).
O nome Iansã significa: "mãe de 9 filhos", pois contam os itans que teve 9 filhos.

Oyá: Nome do rio Odò Oyá que segundo um itan, existia uma cidade chamada Ipô, ameaçada de ser destruída. Foi salva pelo surgimento deste rio, após ser feita uma oferenda das roupas dos membros da comunidade à Oyá.

OSALUFÃ:

Uma das variedades de Osalá. Está ligado à senilidade (o oposto de Osaguiã).
Orisá da CRIAÇÃO, simboliza o começo, a realização, a vida e a morte. No branco de sua cor, estão incluídas as demais cores, por isso ele simboliza o "TODO".
Em seus mitos, é o Orixá que assegura a volta das chuvas, que fecunda os campos. Está associado à Justiça, à calma, à umidade, ao equilíbrio, ao repouso e ao silêncio
Protetor dos aleijados, corcundas e albinos.
Não come sal e tem o caracol como a sua oferenda preferida (o considera símbolo da manifestação do poder genitor do homem, que é o esperma).
Carrega uma cajado chamado "Opasorô" que significa cetro do mistério.
Devemos considerá-lo como nosso Pai, pois participou de nossa criação.

OSAGUIÃ:

Osaguiã é uma das 16 qualidades de Osalá. Originário de Ifé (Nigéria). Correu o mundo e conquistou o seu reinado.Considerado um dos Orisás da CRIAÇÃO!
Valente e jovem guerreiro, considerado filho de Osalufã.
Seu nome significa: "Orixá comedor de inhame pilado".
Está associado ao silêncio, à umidade e ao repouso.

OSUMARÉ:

Orisá da mobilidade e da atividade. É uma grande serpente mítica que sai da terra e sobe para o céu, cingindo com a sua longa cauda de várias cores (arco-íris), para em seguida voltar a enfiar-se na terra de onde veio.
Originário do Daomé, onde é chamado de DAN.
Vem do território Mahi, com seu irmão Omulu e sua mãe Nanã.
Representante da riqueza, e alguns itans dizem que serve à Sangô.
Transporta a água da chuva que cai sobre a terra, levando-a de volta às nuvens.
Também é o afugentado da chuva, o vidente do céu e o curador das Divindades. Filho de Osalá.

SANGÔ:

Originário do território de Tapá. Embora seja considerado originário da Nigéria, outros povos tiveram conhecimento de sua existência.
Foi Rei de Kossô (cidade que conquistou através da guerra). Apesar de ser ligado à violência incontrolável, geralmente está também associado a uma profunda Justiça e amor.
Sangô é a origem do trovão. Carrega um machado de 2 lâminas chamado Osé. Seu símbolo é a pedra do raio (considerada como o machado lançado por ele).
Ligado ao fogo. Conta um itan que tudo que ele comia saia como fogo ao cuspir.
Também ligado a 3 mulheres: Obá, Iansã e Osun.
Nas lendas Osun o conquistou pela comida, Iansã pela beleza e valentia e Obá pela dedicação, fidelidade e amor.

NANÃ:

Muito respeitada e poderosa. A raiz de seu nome significa "mã". Tida como a mais antiga divindade das águas. Não águas dos rios ou mares e sim dos lagos, das águas paradas e lamacentas dos pântanos, mangues.
A lama, o poço, água e lama de grandes buracos são os símbolos deste Osixá (representam as primeiras águas).
Originária do Daomé, da nação jeje, diz à lenda que é filha de um grande pássaro chamado ÀTIORO, da cidade de Ofá. Diz a lenda que é mãe de Osumaré e Omulu.
Não aceita sacrifícios em que sejam usados instrumentos de metal.
Não rende homenagem à Ogun.
Carrega o Ibirí, acalentando-o como à uma criança.
Vive no seio da terra escura (espírito dos mananciais). É a avó, dona da terra e SENHORA DONA DOS CAURIS (BÚZIOS).
Recolhe, acalenta e protege os mortos. Traz a Justiça.

OSSAIN:

O segredo das folhas pertence ao Orisá Ossain.
Ele é o dono absoluto de seus poderes e segredos, assim como das palavras apropriadas para provocar sua ação curativa e mágica.
Representado por um pequeno pássaro chamado EYE, pousado sobre uma haste de ferro rodeada por outras 6, simbolizando uma árvore com 7 ramos.
Ossain está intimamente associado ao poder da adivinhação. Dizem que é escravo de Orumilá (Divindade da adivinhação). Porém com o tempo passou a ser concorrente, pois tem a virtude de curar os seres vivos.
Ossain é o "Curador Divino". Seu filho chama-se "REMÉDIO", pois através dele à base de ervas que este Orisá cura as pessoas.
Portador de um defeito físico, tem apenas um braço, anda com uma só perna, vê com um olho e ouve com um só ouvido. Apesar disso é caçador e com o seu arco é o guardião da mata virgem.

OBÁ:

Orixá do rio Obá. Valente e guerreira.
Embora seja velha e desajeitada, assim como sem charme, é vigorosa, corajosa e leal.
Guerreira respeitada pelos Orisás, usa um sabre e o seu maior prazer é lutar.
Foi mulher de Ogun. Também é a terceira mais antiga das mulheres de Sangô.
Rival de Osun e em uma luta perdeu uma orelha.
Também é considerada a "senhora mãe dos mortos" (que domina), pois é tida como mãe do nono Egun.
Associada à água e à cor vermelha.

EWÁ:

Filha de Osalá e Iemanjá.
Orisá casta, tem o poder de se tornar invisível de penetrar nos mistérios de Ifá (divindade da adivinhação).
Seus domínios são as ilhas e penínsulas, o céu estrelado, a chuva e a faixa branca do arco-íris.
É protetora das virgens e pelo contrario do que muitos dizem, os filhos de Ewa não são virgens, Ewa apenas protege as virgens.

LOGUNEDÉ:

Filho de Osóssi e Osun. Tem atributos da elegância, da beleza e da sedução.
Durante 6 meses do ano, ele  caminha pelas matas, domínios de seu pai caçador. Nos outros 6 meses, ele faz parte  das águas doces, que pertencem à sua mãe.
Sempre representado como um adolescente.
  
OSALÁ:

Pai Supremo que separou o mundo espiritual do material.
Criou os seres vivos e gerou os Orisás. Pai maior.
Tem o poder de reger a vida e a morte.
Ao mesmo tempo em que é bondoso e tolerante, também pode ser firme e severo.
Osalá prefere sempre seguir o caminho do amor.
Suas esposas são Nanã e Iemanjá.
O único que se encontra acima dele é Olorun (DEUS).
Quando representado em sua forma jovem recebe o nome de Osaguiã.
Quando representado em sua forma velha recebe o nome de Osalufã.

IFÁ:

Divindade da adivinhação. Ifá é o dono do jogo de búzios.
Seu principal atributo é o conhecimento.
Ele sabe o que espera cada divindade e cada ser humano, pois é o senhor dos segredos do destino.

ORUMILÁ:

Grande sacerdote do destino. O testemunho, aquele que sabe do passado, presente e futuro.
Sempre veste branco.
Senhor da Terra, zelador de tudo que ela contém.
Protetor do destino dos seres vivos.
Orumilá torna a Terra confortável, fértil e com fartura.

quarta-feira, 6 de junho de 2018

Aduras - Link para Download

Segue abaixo link para baixar os Aduras contidos nesse blog.




https://www.4shared.com/folder/kRcon4RH/Aduras_-_Rezas.html