quinta-feira, 19 de novembro de 2020
Por que ficamos de pés descalços no terreiro?
As Sete Lágrimas De Um Preto Velho
A Primeira... A estes indiferentes que vem no Terreiro em busca de distração, para saírem ironizando aquilo que suas mentes ofuscadas não podem conceber;
A Segunda... A esses eternos duvidosos que acreditam, desacreditando, na expectativa de um milagre que os façam alcançar aquilo que seus próprios merecimentos negam;
A Terceira... Aos maus, aqueles que somente procuram a umbanda em busca de vingança, desejando sempre prejudicar ao semelhante;
A Quarta... Aos frios e calculistas, que sabem que existe uma força espiritual e procuram beneficiar-se dela de qualquer forma, e não conhecem a palavra gratidão;
A Quinta... Chega suave, tem o sorriso, o elogio da flor dos lábios, mas se olharem bem seu semblantes verão escrito: creio na Umbanda, nos teus Caboclos e no teu Zambi, mas somente se resolverem o meu caso ou me curarem disto ou daquilo;
A Sexta... Aos fúteis, que vão de centro em centro, não acreditando em nada, buscam aconchego, conchavos e seus olhos revelam um interesse diferente;
A Sétima... Como foi grande e como deslizou pesada! Foi à última lágrima, aquela que vive nos olhos de todos os Orisás. Aos médiuns vaidosos (as), que só aparecem no Centro em dia de festa e faltam as doutrinas. Esquecem que existem tantos irmãos precisando de caridade e tantas criancinhas precisando de amparo material e espiritual.
Obs: Tentei achar o autor porem sem sucesso!
#soudoaxé
#religião
#euvistobranco
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#ileaseiyalokun
quarta-feira, 18 de novembro de 2020
Xaorô
São anéis providos de guizos utilizados nos tornozelos pelos Iyawos, com uma dupla função, protegê-los de possíveis forças negativas e manter a mãe criadeira informada sobre o movimentos do recém-nascido para o Orisá.
Segundo o povo de santo, o xaorô livra o iniciado da morte.
Esses anéis com barulho também são usados nos tornozelos pelas crianças abikús, para afastar os companheiros que tentam vir buscá-los no mundo e lembrar-lhes suas promessas.
No caso dos abikús, constituem verdadeiros talismãs, preparados pelos Babás e Iyas para que os membros da sociedade dos abikús, Egbé ará orun, deixem nos em paz.
O Xaorô(guizo), tem simbologia aproximada a do sino, sobretudo pela percepção do som.
Simboliza o ouvido e aquilo que o ouvido percebe, que é reflexo da vibração primordial.
A repercussão do Xaorô é o som sutil da revelação. Muitas vezes têm por objetivo fazer perceber o som das leis a serem cumpridas.
Universalmente, tem um poder de purificação, afasta as influências malignas ou pelo menos, adverte da sua aproximação.
Sem dúvida, simboliza o apelo divino ao estudo da lei, a obediência à palavra divina, sempre uma comunicação entre o céu e a terra, tendo também o poder de entrar em relação com o mundo subterrâneo.
Todos os Orisás usam o XAORÔ, mais o mesmo pertence a OMULU.
Omulu gostava muito de passear, saía e esquecia de tudo.
Yemanjá vivia preocupada com seu filho, pois não sabia do paradeiro do mesmo. Para saber por onde Omulu andava, achando-o facilmente, Yemanjá colocou xaorôs em seu tornozelo.