quinta-feira, 12 de maio de 2022

Rumbê vai além de arrasar nas coisas do santo

 Tenha Rumbê!


Ser uma pessoa de rumbê vai além de arrasar nas coisas do santo

No candomblé, costumamos dizer que uma pessoa é de rumbê quando ela arrasa na roça. É aquela pessoa “pau pra toda obra” que garante a conclusão de qualquer trabalho a que seja designada.

No entanto, ser de rumbê vai muito além das coisas do santo. Não basta saber limpar um bicho, dar um osé, fazer um amací, preparar um ebó, pois uma casa de candomblé não se resume só a isso.

Ser de rumbê também é ter postura.

É pegar numa vassoura para varrer o barracão, a cozinha, os quartos…

É manter tudo em condições de uso.

É lavar a louça suja na pia, secar e guardar.

É zelar pela ordem e pelo bom andamento da casa.

É lavar a roupa, os panos de prato, as toalhas de mesa…

É ter uma linguagem apropriada.

É tratar todos (adeptos ou não) com educação.

É ter um sorriso estampado no rosto.

É ser atencioso(a).

É guardar os preceitos.

É fazer as coisas antes mesmo de pedirem e não esperar que tudo esteja um caos para depois fazer.

É manter-se calado(a) quanto à conversas em que participou ou ouviu.

É respeitar a todos.

É deixar as dependências da casa impecáveis (cozinha, barracão, quartos, banheiros, quintal…)

É dar sua opinião apenas quando for solicitada.

É não fazer fofocas.

É incluir a todos na comunidade do candomblé, apresentando e sendo amistoso.

É ter empatia.

É ser resiliente, saber aceitar e dar ordens de forma respeitosa.

É impor-se com educação e ternura.

É saber orientar e ser orientado.

É levantar cedo e cumprir suas tarefas.

É tratar como gostaria de ser tratado(a).

É através de nosso exemplo que passamos a imagem do que uma casa é. 

O candomblé nos ensina a amadurecer e a ter responsabilidade…e isso não é para qualquer um...

Odù Obeogundá

 As pessoas regidas por esse Odu, são sempre impulsionados pelo desejo de conquista e de domínio, 

e para atingirem esse objetivo assumem posturas ameaçadoras, que visem manter o controle sobre a situação. 

São corajosos

- Audaciosos

- Presunçosos,  

mas muito solícitas e prontas a socorrer à quem necessitem de seus préstimos. 

Possuem caráter altivo, sarcástico e indisciplinado. 

São amantes do trabalho.

Você uma pessoa rebelde e cheia de vontades, que muitas vezes não resiste a defender seu ponto de vista mesmo depois que percebe que está errado. 

Por isso, deve tomar cuidado para não se deixar dominar pelo nervosismo. 

Pessoas ricas de bons sentimentos e muito seletivos na escolha de relacionamentos. 

Têm personalidade dúbia, nunca se firmando no que querem realmente. 

Seu lado negativo traz a briga, problemas de saúde relacionado as pernas, disputas e negócios com pouca chance de vitória.

terça-feira, 3 de maio de 2022

Toque dos Orisas - Ketu

 Nomes dos Toques dos Orixás na Nação Ketu:

ADABI – Bater para nascer é seu significado. Ritmo sincopado dedicado a Esú.

ADARRUM – Ritmo invocatório de todos os Orixás. Rápido, forte e contínuo marcado junto com o Agôgô. Pode ser acompanhado de canto especialmente para Ogun.

AGUERE – Em Yorubá significa “lentidão”. Ritmo cadenciado para Osóssi com andamento mais rápido para Iansã. Quando executado para Iansã é chamado de “quebra-pratos”

ALUJÁ – Significa orifício ou perfuração. Toque rápido com características guerreiras. É dedicado a Sangô.

BRAVUM – Dedicado a Osumaré .Ritmo marcado por golpes fortes do Run.

HUNTÓ ou RUNTÓ – Ritmo de origem Fon executado para Osumaré. Pode ser executado com cânticos para Omulu e Sangô

IGBIN – Significa Caracol. Execução lenta com batidas fortes. Descreve a viagem de um Ancião. É dedicada a Osalufan.

IJESA – Ritmo cadenciado tocado só com as mãos. É dedicado a Osum quando sua execução é só instrumental.

ILU – Termo da língua Yorubá que também significa atabaque ou tambor

BATA – Batá significa tambor para culto de Egun e Sangô . Ritmo cadenciado especialmente para Sangô. Pode ser tocado para outros Orisás. Tocado com as mãos.

KORIN- EWE – Originário de Irawo, cidade onde é cultuado Ossain na Nigéria. O seu significado é “Canção das Folhas”.

OGUELE – Ritmo atribuído a Obá. Executado com cânticos para Ewá.

OPANIJE – Dedicado a Omulu, Onile e Sapanã. Andamento lento marcado por batidas fortes do Run. Significa “o que mata e come”

SATÓ – A sua execução lembra o ritmo Bata com um andamento mais rápido e marcado pelas batidas do Run. Dedicado a Osumaré ou Nanã. Significa a manifestação de algo sagrado.

TONIBOBÉ – Pedir e adorar com justiça é o seu significado. Tocado para Sangô