terça-feira, 1 de dezembro de 2020

Saúdo Meu Guardião Esu dos Ventos

 


 

Saúdo Esu. 

Laroye Esu dos ventos!!! 

Ele transitou comigo por todas as encruzilhadas pelas quais passei.

Ao meu lado, foi amigo e conselheiro.

À minha frente, escudo.

Às minhas costas, guarda.

Ouviu o que meus ouvidos não conseguiram ouvir...

Respondeu o que minha boca não poderia responder.

Com força hercúlea, quando eu mereci, livrou-me dos olhos que abrigam os pássaros da noite;

Livrou-me do veneno das línguas, do julgamento de quem carrega tantos erros quanto eu.

Acordou-me de pesadelos...

Guiou-me pelo caminho do trabalho e da conquista.

(Não me pediu marafo, não me pediu vela, não exigiu fumo, para também ser amigo de meus amigos.)

Transformou o erro em acerto.

O acerto em erro

Abateu com uma pedra o desatino de um destino que não me pertencia.

Foi minha companhia nos momentos de solidão (eu nunca chorei sozinha!).

Rápido e certeiro,

Chamou por Osossi quando me faltou o alimento;

Mostrou a Sangô quando fui injustamente julgada;

Chamou por Oyá quando me viu beirando o abismo;

Avisou a Osun que meu coração transformava-se em pedra;

Pediu a Yemanjá que lavasse minha alma

E equilibrasse meu Ori.

E a Ogun o auxílio para todas as guerras enfrentadas.

Rogou a Ossãe ervas que me curassem...

(Pegou-me pela mão e me conduziu até Orumilá e a palavra de Orumilá nunca vai ao chão!)

Quando batem na minha cara, quem dá a outra face é Esu!

Saúdo a Energia Ígnea que transita em todos os espaços!

Água na rua para esfriar os caminhos a serem percorridos.

Passos firmes... Cabeça erguida,

Sigo. Segui. Seguirei!


Quando tropeço, uma gargalhada ecoa no ar:

É Esu que vem chegando, fazendo questão de mostrar que o mundo dá muitas voltas para Tempo governar.


Laroyê! Mojubá, Esu!

Ajibala Ajibala Ajibala

Adacoro Adacoro Adacoro

Odara Odara Odara. . . . 


#esu #exu #candomble #esudosventos #ileaseiyalokun #fé #laroye

#guardiao #mojuba #protetor

Nenhum comentário:

Postar um comentário