terça-feira, 20 de setembro de 2022

Cantigas de Preto Velho

Adorei as Almas – Salve as santas almas benditas


Minhas almas
santas almas
olha a minha oração 
olha minhas santas almas
olha minha oração
eu louvei
eu louvei ao senhor
eu louvei as terras
de são salvador


Pombinho de zambi
pombinho de Obatalá.
 Vai meu pombo branco pra senzala de aruanda,
 vai buscar preto velho para trabalhar


Adorei as almas,
as almas me atenderam  
eram santas almas, 
lá do cruzeiro
 
E o vento que balança a folha guiné
 é o vento que balança a folha 
é, é, é pai guiné é o 
vento que balança a folha


Eu andava perambulando 
sem ter nada pra comer 
eu pedi às santas almas para vir me socorrer 
foi as almas que me ajudou 
meu divino espírito santo 
viva oh deus nosso senhor 


Pá pá pá bateram na porta no céu
pá pá pá São Pedro abriu pra ver quem é
mas era as almas santas benditas 
que se pesavam na balança de Miguel


Foi, foi Oxalá quem mandou  pedir 
quem mandou implorar 
que as santas almas viessem me ajudar 
que eu fosse na calunga de joelhos a implorar



Santo antonio de pemba
 segura a curimba segura 
o gongá eu sou filho de pemba 
eu não posso cair eu não posso tombar 
mas como caminhou 
meu pai mas como caminhou 
meu pai mas como caminhou 
santo antonio de pemba 
mas como caminhou 


Ele é pai de cabeça é o chefe do nosso gongá
ele é pai de cabeça é o chefe do nosso gongá
ô vento que balança as águas da bahia
ô deixa meu vôvô chico passar

Hoje é dia de festa no terreiro do meu pai
saravá meu vôvô chico que ele é o nosso pai
hoje é dia de festa no terreiro do meu pai
saravá meu vôvô chico que ele é o nosso pai
embala ê babá embala ê (4x)

Foi com as almas 
com as almas que eu conheci a umbanda 
foi com as almas
com as almas que eu conheci meu vôvô chico 
com as almas que eu conheci pai joaquim


La na angola tem um velho 
que não pode mais andar 
la na angola tem um velho 
que não pode mais andar 
ele vai bater macumba até o dia clarear
Dandá dandá vôvô dandá dandá vôvô
dandá dandá vôvô dandá dandá vôvô


Não chora no cativeiro, 
no cativeiro não deve chorar 4x
quando batia seis horas 
nega velha pegava o tambor 
corria pra sua urucaia 
saravá meu oxóssi saravá meu xangô 


eu plantei mandioca formiga comeu
plantei, plantei não planto mais
preto velho cadê seu gongá 
oh zig zig zig na senzala ficou lá 


No tempo da escravidão 
quando o senhor me batia
eu gritava por nossa senhora 
o meu deus, como a pancada doía 

Pai joaquim e e 
pai joaquim e a 
pai joaquim veio de angola
pai joaquim vem de angola angola 
Bate tambor na calada da noite oh negro!
Bate tambor até o dia clarear
Bate tambor na calada da noite
oh negro!
Bate tambor para louvar seu Orixá!


O Negro é vida, é história, é lamento
Um povo sofrido que viveu a escravidão
Vindos da Africa,onde tinham liberdade
Pra viver num mundo novo de tortura e opressão.

ê ê ê senzala
ê ê ê senzala aê
ê ê ê senzala
bate tambor o negro se libertou
ê ê ê senzala
ê ê ê senzala aê
ê ê ê senzala
Hoje não existe tanta dor.

Eeh Luanda, 

Terra da batuque, do macumba e do canjerê
Eu vou bater tambor
Eu vou bater tambor
Eu vou bater tambor
Eu vou bater tambor
fazer batuque pra chamar meu protetor
fazer batuque pra chamar meu protetor
fazer batuque pra chamar meu protetor
fazer batuque pra chamar meu protetor


A aroeira de São Benedito
Santo Antonio mandou lhe chamar
Na aroeira de São Benedito
Santo Antonio mandou lhe chamar
Pai Joaquim ê ê
Pai Joaquim ê a
Pai Joaquim veio de Angola
Pai Joaquim veio de Angola angolá



Despedida de Preto Velho



Ai como é lindo teu olhar 
ai como é lindo teu caminhar 
eu digo adeus está chegando a hora 
preto velho se despede 
e já vai embora
A sineta do ceu bateu
Osala já diz eu é hora
A sineta do ceu bateu
Osala já diz eu é hora
Eu eu eu vou 
Ficar com Deus e nossa Senhora
Eu vo eu vou eu vou
Ficar com Deus e nossa Senhora



Lamento a Preto Velho



Preto velho pisa, pisa devagar
Antigamente corria igual você
A muito tempo ele já sabe esperar
Coisa que hoje você tem que aprender
A muito tempo ele já sabe esperar
Coisa que hoje você tem que aprender
A sua estrada tem muita mironga
Tem muita historia boa de aprender
Em cada igreja que passa ele ora
Pedindo a Vigem que interceda por você
A sua estrada tem muita mironga
Tem muita historia boa de aprender
Em cada igreja que passa ele ora
Pedindo a Vigem que interceda por você
Em cada igreja que passa ele ora
Pedindo a Vigem que interceda por você
Preto velho pisa, pisa devagar
Antigamente corria igual você
A muito tempo ele já sabe esperar
Coisa que hoje você tem que aprender
A muito tempo ele já sabe esperar
Coisa que hoje você tem que aprender
De Sol à Sol como escravo se entregava
A vida dura, você tinha que ver
E a noitinha na senzala ele rezava
Pedindo a Zambi mais um dia pra viver
De Sol à Sol como escravo se entregava
A vida dura, você tinha que ver
E a noitinha na senzala ele rezava
Pedindo a Zambi mais um dia pra viver
E a noitinha na senzala ele rezava
Pedindo a Zambi mais um dia pra viver
Preto velho pisa, pisa devagar
Antigamente corria igual você
A muito tempo ele já sabe esperar
Coisa que hoje você tem que aprender
A muito tempo ele já sabe esperar
Coisa que hoje você tem que aprender
Oi Salve Deus, salve as almas benditas
Quem acredita vai saber entender
Que cada lagrima do velho quando rola
Faz aliviar os pecados de você
Oi Salve Deus, salve as almas benditas
Quem acredita vai saber entender
Que cada lagrima do velho quando rola
Faz aliviar os pecados de você
Preto velho pisa, pisa devagar
Antigamente corria igual você
A muito tempo ele já sabe esperar
Coisa que hoje você tem que aprender
A muito tempo ele já sabe esperar
Coisa que hoje você tem que aprender

Nenhum comentário:

Postar um comentário