terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Orgulho de ser Ekede





















Ekedji trabalha.
Ekedji vive para o Orisa.
Muitos dizem que ekedji tem o ori ruim e por isso o santo não vira, isso é um absurdo, na realidade a Ekedji é amada não por um orisa, mas por todos.
Orisa quando escolhe sua Ekedji bate cabeça para ela.
Por seu esforço essas mulheres recebem honrarias vindas dos Reis do Orun.

Ekedji, Esú lhe deu o a autoridade.
Ekedji, Ogum lhe deu a honra de segurar sua espada.
Ekedji, Ossosi lhe deu a honra de sentar a mesa e comer com toda a dignidade.
Ekedji, Osun lhe deu as joias. Vocês se adornam com a permissão de Osun.
Ekedji, Logun Edé lhe honra confiando a ti os seus cuidados
Ekedji, Osayn lhe Honra deixando suas folhas em tuas mãos.
Ekedji, Omolu lhe honra fazendo com que voce sirva seu Olubajé, o banquete do rei vem por tuas mãos.
Ekedji, Osumarê lhe honra entregando a ti todas as cores, por isso se traje com zelo em nome deste orisá.
Ekedji, Yá Obá e Ewa lhe honra e a Exauta, confirmando que a mulher tem força de fazer tudo oque quiser.
Ekedji, Oya se orgulha de ter tantas Ekedjis, é Oya as ama e as protege.
Ekedji, Sangô lhe honra pois foi tu que preparou o Amalá, e bendita é aquela que alimenta o Rei.
Ekedji, Yemonja a honra lhe fazendo mãe. Por Yemonja vocês serão chamadas Mães criadeiras do asé.
Ekedji, Nanã lhe ama e somente voces estarão a frente em seus asés.
Ekedji, Os Orisas lhe rendem homenagens.
Ekedji, acima de tudo Osalá lhe deu o adjarin (adjá). Por Osalá e Esú foram as Ekedjis entregue a chave do Orun.
Será a Ekedji que dançara junto ao Orisa,
Só a Ekedji fala no ouvido no Orisa e ele Responde com Respeito e Gratidão.

EKEDJI, Lembrem que seu Orisa lhe escolheu a dedo, e para sempre será escolhida;

Mojubá Asé Ya Ekedji.
Meus Respeitos"

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Adimu aos Orisás - Oferendas - Comidas feita aos Orisás (Algumas opções de comidas)


A comida é uma oferenda poderosa e tem a função de intensificar o elo mágico entre devotos e os Orisás.
Cada um deles tem seu próprio alimento sagrado, preparado e servido com todo ritual. Na cozinha dos orisás não pode faltar afeto e energia positiva na preparação.
O visual dos pratos é fundamental para agradar os Orisás e satisfazer os homens que o reverenciam. A oferenda serve para agradecer os benefícios recebidos ou para pedir proteção.



Esu 
Pade (farofa)
Ogun 
São dados inhame assado com azeite de dendê e feijoada.
Osóssi 
Come axoxó feito com milho vermelho cozido decorado com fatias de coco. Ele também aprecia frutas e feijão fradinho torrado
Omulu 
É a pipoca. Utilizando areia da praia para estoura-las e enfeitando com fatias de coco.
Osumare
Prefere que sejam dados em oferenda a ele, bata doce amassada e modelada em forma de cobra  e também farofa de farinha de milho com ovos, camarões e dendê.
Logun
Metade do seu prato pode conter a comida de sua mãe e a outra metade a comida de seu pai, Logun também come Pamonha, e pescada.
Ossaim
Prefere acaçá, feijão, milho vermelho, farofa, abacate com amendoim + mel e fumo de corda.
Ewa
A comida para esse orisa pode ser banana da terra frita com canela.
Iansã | Oya
O acarajé de forma arredondada dendê é a oferenda consagrada de Oya, mas também é do agrado de Obá.
Obá
Também tem preferência por um bolinho de nome abará que consiste em uma massa de feijão fradinho temperado  com dendê enrolado em folha de bananeira e cozido em banho-maria ou Omelete.
Osun
O Omolocum = feijão fradinho cozido com cebola, camarões e azeite de oliva e decorado com ovos cozidos e descascados.
Yemanjá 
Prefere peixe de água salgada, regados ao azeite e assados, milho branco cozido e temperado com camarões, cebola e azeite doce, manjar com leite de coco e acaçá.
Nanã 
É oferecido efó, mungunzá, sarapatel, feijão com coco e pirão com batata roxa.
Sangô 
O amalá é sua comida. O amalá (pirão de inhame) deve untar o fundo da gamela e sobre ele é colocado o caruru decorado com pedaços de carne, camarões, acarajé e quiabo, doze unidades de cada e enfeitado com um orobô.
Osalufã
Só aceita comidas brancas e tem preferência por milho branco cozido e sem tempero.
Osaguiã
O inhame pilado é sua oferenda
Iroko 
A oferenda pode ser farinha de mandioca com mel.

Oferendas e Comidas dos Orixás

                                    As Oferendas


No candomblé, uma oferenda não necessariamente é um sacrifício de origem animal. Para o Candomblé tudo que a natureza produz é sangue, e um sacrifício, requer a utilização de vários tipos de sangue, vindos das mais variadas fontes da natureza, atribuindo vida.
Sangue de Origem vegetal, obtido nas casca das árvoresfolhasfrutossementes e flores.
- Sangue de origem mineralÁguasalcarvão.
- Sangue de origem animal, são sacrificados, bois, bodes,  galinhaspatos  e muitos outros animais, que depois servem de alimentos à comunidade, mas nunca seres humanos, pois o Orixá vive no Homem e através do Homem.
O animal sacrificado vai das mãos do axogun para as mãos da cozinheira (Iyabassê), que vai preparar o alimento tanto para o Orixá como para todos os presentes.
Todas as partes do animal são separadas. A parte interna do animal e o sangue pertencem ao Orixá.
Mas o resto do animal é cozido e preparado para serem servidos no final da festa, aos visitantes e filhos da casa. Sacrifício não é sinônimo de assassinato
Todo homem sacrifica não necessariamente num sentido religioso, e mata para sobreviver. O sentido expiatório, não é aplicando ao Candomblé por um motivo aparentemente simples: no Candomblé, não existe pecado, portanto não há o que expiar.
Além dos animais, outras comidas são preparadas dependendo do Orixá que está sendo homenageado, o amalá para Xangô, o Ipeté para Oxum, o acarajé para Iansã, tudo será colocado diante do assentamento do Orixá como oferenda. Toda essa comida serve para alimentar uma comunidade inteira de filhos de santo e suas famílias que geralmente moram nas proximidades do terreiro

Comida dos Orisas - Ritual

São as comidas específicas de cada Orixá, cujo preparo requer um verdadeiro ritual. 
Esses alimentos depois de prontos são oferecidos aos Orixás acompanhados de rezas e cantigas. Durante a festa ou no final, em grande parte são distribuídas para todos os presentes. São chamadas comida de axé, pois o Orixá aceitou a oferenda e impregnou de axé as mesmas.
A Iyabassê é a pessoa responsável por cumprir esse ritual. Existem Orixás que não aceitam comidas com azeite de dendê, outros não aceitam mel, outros não aceitam sal, outros não aceitam camarão, etc… A Iyabassê precisa saber exatamente como se prepara cada uma dessas comidas, para que elas sejam aceitas pelos Orixás respectivos.