domingo, 4 de agosto de 2019

Fonemas da Lingua Yoruba




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fi

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gué
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güê
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güô
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rrê
rré
rri
rrô
rró
rrú

J
djá
djê
djé
dji
djô
djó
djú

K
quê
qué
qui

L
li

M
mi

N
ni

P
puá
puê
pué
pui
puô
puó
puú

R
ri

S
ssá
ssê
ssé
ssi
ssô
ssó
ssú

xi

T
ti

W

Y

Uma mesma palavra só depende do tom para ser distinguida:
 = carro, espada
ko = marido
 = enxada


NÚMEROS




1 - Ení, Ókan
6 - Èfà
11 - Ókànlà
16 - Érìndinlógún

2 - Èjì
7 - Èje
12 - Éjìlà
17 - Étàdinlógún

3 - Èta
8 - Èjo
13 - Étàlà
18 - Éjìdinlógún

4 - Èrin
9 - Èsàn
14 - Érìnlà
19 - Ókàndinlógún

5 - Àrùn
10 - Èwà á
15 - Èdogún
20 - Ogún





quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Familia do Asé



É preciso amar muito aos Orisas e a religião para que com toda a dedicação possamos cumprir com muita energia os nossos compromissos assumidos com prazer...

É a família que estimula, família unida com um amor imensos por esses Orisas, 

só eles conseguem trazer a serenidade que consegue manter vivos os sonhos, 
mesmo quando os olhos se abrem...
É nessa família que encontramos, amor, paz, fé, 
irmãos que a vida nos deu, irmãos esses que Orisa escolheu..
Quando entramos para essa família,
 simplesmente abraçamos 
e logo abraça junto o convívio com muitas coisas, como a dedicação, o preconceito, a intolerância, a incompreensão.
E justamente o convívio  entre as pessoas é que torna 
o amor um sentimento ímpar no Candomblé.
Pessoas são pessoas, em qualquer lugar, 
tempo e com qualquer crença, 
mas nas Casas de Candomblé elas se chamam de 
Mães, Pais, filhos, irmãos...
Por isso no Terreiro é possível amar de verdade, como os filhos paridos, os filhos que os Orisas nos dão...
Pois é, o amor é assim mesmo: inexplicável. 
Mas acima do ọkàn (coração) está orí (a cabeça).
Os iorubas nos ensinaram que é orí (a cabeça) que indica 
para onde nossos pés (lẹ́sẹ̀) nos levarão, é ela (a cabeça), que decidirá o que ọwọ̀ (as mãos) irão fazer. Por Isso todos nós fomos levados para esse Ilê maravilhoso, formando uma família de Ase
chamada

 Ilê Ase Nagô Aia Iyalokun Omo Omi Sapponna