segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Comidas de Orisa


Padê para Exú 

Ingredientes: 
- 01 pcte. de farinha de mandioca grossa
- 01 vidro de azeite de dendê 
- 01 cebola grande 
- 01 bife
- 01 caixas de fósforo 
- 01 garrafa de aguardente 
- 07 pimentas vermelhas

Modo de preparo: Em um alguidar coloque a farinha  e um pouco de dendê, com as mãos faça uma farofa bem fofa sempre mentalizando seu pedido. Mexa sempre com a mão esquerda e no sentido anti-horário. Corte a cebola em rodelas e refogue ligeiramente no dendê, faça o mesmo com o bife mal passado. Cubra o padê com as rodelas de cebola e no centro coloque o bife, enfeite com as sete pimentas. Ofereça a Exú o padê não esquecendo dos charutos (como agrado) e da aguardente.

Feijão para Ogun
Ingredientes: 
- 500g. de feijão cavalo 
- 01 cebola 
- 01 vidro de dendê 
- 07 camarões grandes

Modo de preparo: Cozinhe o feijão e tempere-o com cebola refogada no dendê, coloque em um alguidar e enfeite com os camarões fritos no dendê. Faça seus pedidos e ofereça a Ogum.

Amalá para Xangô
Ingredientes: 
- 500gr. de quiabo 
- 01 rabada cortada em doze pedaços 
- 01 cebola 
- 01 vidro de azeite de dendê 
- 250g. de fubá branco (milho branco)

Modo de preparo: Cozinhe a rabada com cebola e dendê. Em uma panela separada faça um refogado de cebola dendê, separe 12 quiabos e corte o restante em rodelas bem tirinhas, 
junte a rabada cozida .Com o fubá, faça uma polenta e com ela forre uma gamela, coloque o refogado e enfeite com os 12 quiabos enfiando-os no amalá de cabeça para baixo.


Frutas para Oxossi
Modo de preparo: Em um alguidar ou cesta coloque 7 tipos de frutas bem bonitas (exceto abacaxi, mimosa, limão) enfeite com folhas de goiaba e côco cortado em tirinhas.

Omolokum para Logunedé
Ingredientes: 
- 500g. de feijão fradinho 
- 500g. de milho 
- 01 cebola 
- 4 ovos 
- azeite de oliva

Modo de Preparo: Coloque o feijão fradinho para cozinhar com cebola e azeite de oliva. Em outra panela cozinhe o milho. Depois do feijão fradinho cozido amasse-o bem até formar uma pasta. Em uma travessa coloque o omolokum (massa do feijão fradinho) de maneira que ocupe a metade da travessa e na outra metade coloque o milho cozido, regue com oliva e enfeite o omolokum com os quatro ovos cortados em quatro, e o milho enfeite com côco cortado em tirinhas.

Abacate para Ossaim
Ingredientes: 
- 01 abacate 
- 500g. de amendoim 
- 250g. de açúcar 
- fumo em corda 
- 7 folhas de louro

Modo de preparo: Corte o abacate no meio e tire a semente, coloque as duas parte numa travessa com a polpa virada para cima. Numa panela misture o amendoim e o açúcar e mexa até derreter o açúcar, derrame essa mistura sobre o abacate. Enfeite com pedaços de fumo em corda e as 7 folhas de louro.


Serpente de Oxumarê
Ingredientes: 
- 500g. de batata doce 
- dendê 
- Feijão fradinho

Modo de preparo: Depois de cozinhar a batata doce descasque regue com dendê e amasse-a até formar uma massa homogênea. Em um alguidar molde duas serpentes em forma de círculo, sendo que a cauda de uma encontre-se com a cabeça da outra. Com o feijão fradinho forme os olhos e enfeite o restante do corpo com alguns grãos de feijão fradinho (a seu critério), regue com dendê e ofereça ao orixá.

Omolokum para Oxum
Ingredientes: 
- 500g. de feijão fradinho 
- 01 cebola 
- azeite de oliva 
- 5 ovos

Modo de preparo: Cozinhe o feijão fradinho com cebola e azeite de oliva, depois de cozido amasse-o um pouco. Coloque um recipiente de louça enfeite com os 5 ovos cozidos cortados em quatro e regue com bastante oliva.

Cargos dentro do Ilê

 Cargos dentro do Ilê

 

 

·         Iyalorisá/Babalorisá: Mãe ou Pai em Orisa é o posto mais elevado do Ilê -  tem a função de iniciar e completar o ato de iniciação dos olorisás.

 

·         Iyalasé: Mãe do Asé, a que distribui o Asé - É quem escolhe os Oloyes de acordo com as determinações superiores.

 

·         Ekéde: Mãe que cuida do Orisa - O mesmo que Àjòiè,  Iyárobá e Makota, braço direito da Iyalorisá/Babalorisá os representando em qualquer situação, porta voz dos mesmos!

 

·         Iyá Tebesê: Responsável e porta voz do Orisá patrono da casa – Um das funções de Ekede. É a principal Ekede dentro do terreiro, a mais velha, responsável pelos cantigos e rezas dos Orisas.

 

·         Iya kekere ou baba kekere: Mãe pequena e Pai pequeno do Asé ou da comunidade. Sempre pronta a ajudar e ensinar a todos no Ilê, substituto eventual da Iyá ou Babalorisá.

 

·         Alagbê: Responsável pelos toques rituais, alimentação, conservação e preservação dos Ilùs, os instrumentos musicais sagrados - Se uma autoridade de outro Asé chegar ao Ilê, o Alagbê, tem de lhe prestar as devidas homenagens “dobrar o Ilù”. Também possui sub-posto Otun e Osi.

 

·         Ogã: Responsável pelos toques aos Orisas – Tocador de Atabaque.

 

·         Ogã Kolofé: É o responsável por toda a corimba à ser puxada no terreiro, é também instrutor de toques de atabaque. Só existe UM Ogan Kolofé em cada terreiro. Responsável por puxar as cantigas junto com o Alagbe e Ogalá  Tebessê,  dançar para os Orisas.

 

·         Ogalá Tebessê: Dono dos toques, cânticos e danças. Trabalha em conjunto com o Alagbê, possui sub-posto Otun e Osi.

 

·         Babalossayn/ Iyalossayn: Responsável pela colheita das folhas - Cargo de extrema importância.

 

·         Iyafé / Jibonan: o cargo de Jibonã (ji- dar/bí-nascer/onã-caminho — “dár caminho ao nascimento”, é a mãe ou pai /que cria e são responsáveis pela reclusão do yawo. Iya = Mãe, Fé = Amor – Mãe do Amor.

 

·         Iyamoro: Responsável pelo Ipadê de Esú. Junto com a Ajimuda, Agba e Igèna.

 

·         Ajimuda: Ajuda a Yamoro com o Ipadê de Exú. Titulo usado no culto de Oya e Geledé, também é um cargo que cuida da casa de Omolú.

 

·         Iyadagan: Auxilia a Iyamoro e vice-versa. Também possui sub-postos Otun-Dagan e Osi-dagan.

 

·         Iyaefun/Babaefun: Responsável pela pintura dos Iyawos.

 

·         Iyabassé: Responsável no preparo dos alimentos sagrados. Todos Olorixás podem auxiliá-la, sendo ela a única responsável por qualquer falha eventual.

 

·         Iyarubá: Carrega a esteira para o iniciando. E usa toalha de Orixá no ombro.

·          

·         Aiyaba Ewe: Responsável em determinados atos em obrigações de “cantar folhas”.

 

·         Aiybá: Bate o ejé em grandes obrigações. Tem sub-posto Otun e Osi.

 

·         Ològun: Cargo masculino, despacha aos Ebós das grandes obrigações, a preferência é para os filhos de Ogun, depois Odé e Oluwaiyê.

 

·         Oloya: Cargo feminino, despacha os Ebós das grandes obrigações, na falta de Ològun. São filhas de Oya.

 

·         Mayê: Mexe com as coisas mais secretas do Asé, ligadas a iniciação do Adosú.

 

·         Agbeni Oyê: Posto paralelo a Mayê, divide a mesma causa.

 

·         Asogun: Responsável pelos sacrifícios, Ogan de Ogun. Não pode errar. Responsável direto pelos sacrifícios do ínicio ao fim do ato. Soberano nestas obrigações, é quem se comunica com o Orixá para quem se destina a obrigação, transmitindo à Iyalaxé as respostas e mandamentos. Deve ser chamado de Pai. E também possui sub-posto Otun e Osi.

 

·         Iyaegbé/Babaegbé: É a conselheira(o) responsável pela manutenção da Ordem, Tradição e Hierarquia. Posto somente dado a egbomis muito antigas.

 

·         Olopondá: Grande responsabilidade na inicição, no âmbito altamente secreto ligado a Oxun.

 

·         Kólàbá: Responsável pelo Làbá, simbolo de Xângo.

 

·         Iyatojuomó: Responsável pelas crianças do Axé.

 

·         Iyasíhà Aiyabá: é quem segura o estandarte de Oxalá.

 

·         Sarapegbé: Mensageiro de coisas civis e de awo.

 

·         Akòwe: É a Secretária da casa da administração e compras.

 

·         Alagbá: Âmbito civil do Axé.

 

·         Ojuoba: Posto de honra no Ilê Xangô e possui sub-posto Otun e Osi.

 

·         Mawo: Grande confiança.

 

·         Balógun: Título ligado ao Ilê Ogun.

 

·         Alagada: Ogan que cuida das ferramentas de Ogun.

 

·         Balóde: Ogan de Odé.

 

·         Aficodé: Chefe do Aramefá (6 corpos) ligado ao Ilê Odé.

 

·         Ypery: Ogan ou Àjòiè de Odé

 

·         Irànsé- iyá responsável pelo ronkó e o iyawo.

 

·         Alajopa: Pessoa de Odé, que leva a caça para ele.

 

·         Alugbin: Ogan de Oxalufan e Oxaguian que toca o Il¦ù dedicado a Oxalá.

 

·         Assogbá: Ogan ligado ao Ilê Omolú e cultos de Obaluaiye, Nanã, Egun e Exú.

 

·         Alabawy: Pessoa que trabalha na área jurídica e que cuida dos interesses civis do Axé.

 

·         Alagbede: Pessoa que trabalha no ramo de ferro e metais e forja as ferramentas do Axé.

 

·         Elémòsó: Ogan ou Àjòiè de Oxaguian, ligados ao Ilê Oxalá e toda sua indumentária.

 

·         Oba Odofin: Ligado ao Ilê Oxalá.

 

·         Iwin Dunse: Ligado ao Ilê Oxalá.

 

·         Apokan: Ligado ao Ilê Omolú.

 

·         Abogun: Ogan que cultua Ogun.

 

·         Iyá Otun / Babá Otun: braço direito do zelador, pessoa de confiança do zelador.

 

·         Iyá Osí / Babá Osí: braço esquerdo zelador, pessoa de confinça mdo zelador.

 

·         Asògbá- Homem responsável pelo quarto de Omolú.

 

·         Asopí- cargo do Ogan da casa




Ilê Asé Nagô Aia Iyalokun Omo Omi Sapponna

sexta-feira, 9 de agosto de 2019

Carta de Yemanjá a sua filha

Hoje eu saí do mar para falar especialmente com você.

Já venho há algum tempo tentando falar com você através dessas escritas, e venho observando o teu comportamento sobre as coisas que estão acontecendo em tua vida.
Escolhi a pérola mais linda do mundo, te vesti de esperança, e te coloquei no mundo, para você aprender a andar… Até então você morava aqui comigo. 
Mas Olorum lhe deu uma missão, a qual tem de ser cumprida, e desde então, fiquei responsável por você aqui na terra. Sei que é difícil para você as vezes viver aqui, pois você as vezes sente que não é daqui, sente-se sozinha, acha que sempre está incomodando os que estão ao seu redor, e sendo assim, você entra em uma tristeza profunda, e só sabe chorar e me chamar.
Meu coração aperta, pois você é minha filha, aquela que eu movo mares e mares para te defender de todo o mal que te cerca. Mas você precisa aprender a viver assim ! Você ultimamente tem se decepcionado muito, se magoado muito, e dado muita importância á coisas que não merece sua atenção. E isso têm te distraído da sua verdadeira missão…
Você me chama com frequência e as vezes acha até que não te ouço, mas eu te ouço sim, ouço cada súplica sua, vejo cada lágrima sua, e tento sempre te mostrar que você precisa ser mais madura. 
Minha filha, o mundo é cheio de maldades, há seres humanos que só querem fazer o mal, e por muitas vezes você com seu coração ingênuo, acaba caindo, porque não acredita na maldade do ser humano. Mas eu sempre tô tentando te mostrar… Sempre tô te levantando, sempre tô enxugando tuas lágrimas, e movendo meus mares para te purificar.
Eu preciso que você seja forte, eu preciso que você se doe menos, e se ame mais. Eu preciso disso, minha filha. Eu preciso que você aprenda a ser mais maliciosa em relação ao mundo.
Sei o quanto é difícil, mas você consegue, eu estou ao seu lado.
Não estou mandando você mudar o seu jeito meigo, acolhedor de ser, afinal, você é minha filha, e é o meu reflexo. Mas eu preciso que você preste mais atenção nas pessoas, nem todas elas irão querer o seu bem, nem todas elas virão na intenção de te levantar / ajudar.
Então preciso que seja forte, que chore em casa, mas que vá guerrear na rua.
Você nunca estará sozinha, nunca !
Levante essa cabeça, renove sua fé, e lembre-se : o mar sempre estará em você!