sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

Odu o Destino

 Odú é destino

Muitos associam como o signo nas pessoas, porem mais elaborado pois diferentemente dos signos zodiacais, cada dia é regido por um Odù, seria mais parecido com a numerologia. 

Só que no caso dos Odù, temos uma questão energetica muito importante, ele pode estar positivo, como negativo e a energia dele pode ser mudada para melhor, afastando o lado negativo dele e logo uma vida melhor.

 
Cada Iyalorisa ou Babalorisa, tem o seu modo de calcular o Odú, muitos o confirmar no jogo de buzíos, outros realizam um certo tipo de numerologia para encontrar o Odù das pessoas, esse como numerologia é o mais usado.

Abaixo mostrei esse metodo como numerologia.

 Ex: Se a pessoa nasceu no dia 01/ 04/ 1972, deve-se fazer a soma desta forma;

0+1+0+4+1+9+7+2 = 24    
2+4= 6
= Odú Obara


Agora vamos falar um pouco sobre esse Odús

Existem 16 Odùs, por esse motivo, sempre que o resultado da soma, for superior a 16 (dezesseis), ele deve ser somado novamente, como no exemplo acima. O resultado da soma foi 24 (vinte e quatro) e teve que ser reduzido à 6 (seis), este Odù se chama Obara, ele é regido principalmente por Sango. Cada Odù tem um nome diferente e é regido por Orisás diferentes, segue-se abaixo os dezesseis Odùs do Oráculo de Ifá:

 

 Nome do Odù

 Orisás Regêntes

01

 Okáran

 Esú, Sangô e Egun 

02 

 Ejiokô

 Ogun, Ibeji e Esú

03 

 Etaogundá

 Ogun, Esú e Sangô

04 

 Iorossun

 Yemanjá, Ogun e Egun

05 

 Osê

 Osun e Yámi

06 

 Obará

 Sangô, Esú, Osóssi e Logun

07 

 Odí

 Osóssi, Obaluaê e Omolu

08 

 Ejionilê

 Osaguian, Osóssi e  Airá

09 

 Ossá

 Oyá, Yemanjá e Yámi

10 

 Ejiofun

 Osalufã, Oduduá e Airá

11 

 Owarin

 Egungun, Esú, Sangô e Ikú 

12 

 Ejilaxebóra

 Sangô, Orô e Ikú

13 

 Ejiologbon

 Nanã, Osalufan e Omolu

14 

 Iká

 Osumarê e Ossayin

15 

 Obeogundá

 Obá, Yewá e Ogun

16 

 Aláfia

 Orunmilá e Oduduá

 

O Orisá regente atribuído, a cada Odù, depende do Zelador ou do asé que a Iyalorisa ou Babalorisa segue. 

A Historia dos Odús é super interessante porque cada Orisa teve uma passagem por cada Odú por isso varios Orisas regem no mesmo Odú.

Odù siguinifica destino, e cada Orisá, teve sua passagem por cada Odù, por esse motivo, não há porque afirmar, que um Orisá, está ou não errado como regente de um Odù. E também pode ocorrer de Orisás que não se dão bem, possam reger o mesmo Odù, mas que fique bem claro que com influências diferentes. 

Ex: o Odù Ose, é regido por Osun e Yà Mì Óxórongà, mas também responde nesse Odù Obà inimiga de Osun devido ao amor de Sangô, ela rege sim, porque nesse Odú é que há o grande confronto entre Obà e Osun pelo Amor de Sangô quando orientada por Osun, Obà corta a própria orelha para colocar no Amala do Rei mostrando seu amor a Sangô, ou seja não há regente errado.


quarta-feira, 15 de setembro de 2021

Ritual de Ipade e sua importância

 Vamos começar esse artigo deixando claro que o Ipadê é diferente do Padê de Esu.


No Padê chamamos literalmente Esu para a Entrada do Terreiro e protege-la enquanto louvamos o Orisa! Padê é a comida de Esu!

Abaixo o link onde falo mais sobre despachar Esu!


Ipadê





No Ipadê saudamos os acenstrais e se faz necessario sempre que houver sacrificio de animaos de 4 patas para Esu, nas Águas de Osala, no Asesê.
Em minha casa, em todas as festas do calendário do Candomblé realizamos o Ipade. Em casos de Sire realizamos o Padê.
O Ipade deve ser realizado durante o dia, sendo necessário o ritual no período da noite somente em caso de Asesê.
Dia: geralmente realizado em torno das 14 as 16hrs, pois precisa da claridade natural do dia.
Noite: durante o Asesê!

São reverenciados no IPadê:

Esu (o grande mensageiro);

Os ancestrais femininos (iyá mi);

Os ancestrais  masculinos (eguns);

Os Esás (ancestrais importantes daquele Egbé)

E alguns Orisás (conforme a tradição de cada Asé).

O ritual de Ipadê é feito por mulheres, geralmente pela Iyamoro e Iyadagan, a segunda prepara os ingredientes sentada de frente ao Isé, enquanto o Iyamoro dança em volta da Cumeeira aguardando o preparo para levar a despachar.

Para realizar o Ipadê utilizamos uma Cuia feita de cabaça,  Acaça, o Oti, Farinha de mandioca crua, Omi,  Dendê.

Cuia represeta a cabeça de todos;

Acaça representa o corpo da comunidade

Oti é a pinga

Omi é a água capaz de acalmar e fertilizar

A farinha representa a fecundidade

Esse ritual é repetido quantas vezes forem necessarias até todas as oferendas forem preparadas e despachadas, ao som do atabaque e das cantigas que são repetidas cerca de três vezes reverênciando, Esu, Egun, Esás, Orisas, Iya mi.

Todos Ipadê devem ter as cabeças cobertas. Os mais velhos, ficam sentados, e os mais novos, ajoelhados em esteiras.

Ninguém fica parado durante o Ipadê. Todos devem balançar levemente o corpo, demonstrando que enfrentam vivos aqueles rituais.

O Ipadê tras um esinamento basico da Matriz Africana que é o respeito aos mais velhos.

Pedimos então sua proteção, sua licença para trabalhar.

Tudo que se faz no Candomblé envolve o respeito ao mais velho, por isso a ordem hierárquica, e respeita-la, aprender a obedecer para depois saber mandar.

"Respeitar os mais velhos é aprender com a sabedoria e com a experiência dos que viveram mais do que nós. É também a garantia de que no futuro seremos nós próprios respeitados e prestigiados com carinho e solidariedade".

Cantigas de Nanã

 

Saluba nanã !!! Saluba nanã !!!

 

Oluo salawajô

Oluo dukewajô

Salawajô

Oluo dekewajô

 

Òdí  Nàná  ni  ewà

Léwà  lèwá  e

Òdí  Nàná  ni  ewà

Léwà  lèwá  e

 

Ibiri sasara

Lebe

Ibiri sasara

Ibiri nanã ayo lóbó

Nanã ayo

 

Nanã ke já osi alodê

Nanã ke já osi alodê

Nanã ke já dó

Alodê

Nanã ke já dó

Alodê

 

Nanã eko ewi

Anibani sanurá