quinta-feira, 19 de novembro de 2020

Despachar Esu

 Todos sabem, que antes de dar-se início às festas de Candomblé, há um ritual, popularmente chamado de Despachar Esu. Falarei em outro Post sobre Ipadê.

A questão é, que esse nome, levou muitos a confundirem o verdadeiro significado desse ato. Temos de deixar bem claro, que em nenhum momento vamos querer despachar Esu de nossas vidas ou de nossos Ilê's.

O que realmente acontece, é que estamos chamando Esu para ficar na entrada da Casa de Santo e protegê-la de brigas ou conflitos indesejados. Mas para isso, oferecemos o Padê de Dendê, afinal, temos sempre de agradecê-lo de alguma forma.


Ainda temos o fato, de que Esu é o intermediário entre os homens e o sobrenatural, e antes de qualquer ritual ou cerimônia, devemos chamá-lo e agradá-lo para não sofrer com alguma de suas artimanhas. Sem contar, que nenhuma festa dará certo se não tiver a presença dessa divindade, em forma de respeito ao Orisà. Antes de levar o Padê (farofa) e a quartinha para fora do Terreiro, apresentamos os mesmo aos quatro cantos da casa e saudamos o mesmo com danças e cantigas.

Depois de acordamos o guardião e mensageiro da casa, podemos tocar os Sirês e receber os convidados sem preocupação, pois Esu estará na porta olhando por todos nós!🔱🖤❤️ #famíliadoaxe #candomblé #guardiaodosportais #exu #gratidão #irmaosdefé #laroyê #ileaseiyalokun #ritual #orisa #padê

4 comentários: