sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

Odù Okáran

 

As pessoas regidas por esse Odú, são:

- Inquietas

- Independentes

- Desconfiadas

- Impulsivas

- Geniosas

Possuem vocação religiosa, são esquivos e tristes. 

São vingativos, não se importando quem é o alvo de sua vingança, sendo pai ou mãe, filhos ou irmãos. 

Possuem temperamento forte e são problemáticas.

Você parece ser agressivo, mas na verdade está apenas lutando para preservar a independência da qual muito se orgulha.

Você não poupa esforços para atingir seus objetivos, mas deve tomar cuidado para não arrumar inimigos à toa. 

Seu lado negativo implica grandes sustos na vida, grandes perigos, prisão, roubo, ruína, perda de tudo, ambição e intrigas.

Odu o Destino

 Odú é destino

Muitos associam como o signo nas pessoas, porem mais elaborado pois diferentemente dos signos zodiacais, cada dia é regido por um Odù, seria mais parecido com a numerologia. 

Só que no caso dos Odù, temos uma questão energetica muito importante, ele pode estar positivo, como negativo e a energia dele pode ser mudada para melhor, afastando o lado negativo dele e logo uma vida melhor.

 
Cada Iyalorisa ou Babalorisa, tem o seu modo de calcular o Odú, muitos o confirmar no jogo de buzíos, outros realizam um certo tipo de numerologia para encontrar o Odù das pessoas, esse como numerologia é o mais usado.

Abaixo mostrei esse metodo como numerologia.

 Ex: Se a pessoa nasceu no dia 01/ 04/ 1972, deve-se fazer a soma desta forma;

0+1+0+4+1+9+7+2 = 24    
2+4= 6
= Odú Obara


Agora vamos falar um pouco sobre esse Odús

Existem 16 Odùs, por esse motivo, sempre que o resultado da soma, for superior a 16 (dezesseis), ele deve ser somado novamente, como no exemplo acima. O resultado da soma foi 24 (vinte e quatro) e teve que ser reduzido à 6 (seis), este Odù se chama Obara, ele é regido principalmente por Sango. Cada Odù tem um nome diferente e é regido por Orisás diferentes, segue-se abaixo os dezesseis Odùs do Oráculo de Ifá:

 

 Nome do Odù

 Orisás Regêntes

01

 Okáran

 Esú, Sangô e Egun 

02 

 Ejiokô

 Ogun, Ibeji e Esú

03 

 Etaogundá

 Ogun, Esú e Sangô

04 

 Iorossun

 Yemanjá, Ogun e Egun

05 

 Osê

 Osun e Yámi

06 

 Obará

 Sangô, Esú, Osóssi e Logun

07 

 Odí

 Osóssi, Obaluaê e Omolu

08 

 Ejionilê

 Osaguian, Osóssi e  Airá

09 

 Ossá

 Oyá, Yemanjá e Yámi

10 

 Ejiofun

 Osalufã, Oduduá e Airá

11 

 Owarin

 Egungun, Esú, Sangô e Ikú 

12 

 Ejilaxebóra

 Sangô, Orô e Ikú

13 

 Ejiologbon

 Nanã, Osalufan e Omolu

14 

 Iká

 Osumarê e Ossayin

15 

 Obeogundá

 Obá, Yewá e Ogun

16 

 Aláfia

 Orunmilá e Oduduá

 

O Orisá regente atribuído, a cada Odù, depende do Zelador ou do asé que a Iyalorisa ou Babalorisa segue. 

A Historia dos Odús é super interessante porque cada Orisa teve uma passagem por cada Odú por isso varios Orisas regem no mesmo Odú.

Odù siguinifica destino, e cada Orisá, teve sua passagem por cada Odù, por esse motivo, não há porque afirmar, que um Orisá, está ou não errado como regente de um Odù. E também pode ocorrer de Orisás que não se dão bem, possam reger o mesmo Odù, mas que fique bem claro que com influências diferentes. 

Ex: o Odù Ose, é regido por Osun e Yà Mì Óxórongà, mas também responde nesse Odù Obà inimiga de Osun devido ao amor de Sangô, ela rege sim, porque nesse Odú é que há o grande confronto entre Obà e Osun pelo Amor de Sangô quando orientada por Osun, Obà corta a própria orelha para colocar no Amala do Rei mostrando seu amor a Sangô, ou seja não há regente errado.


quarta-feira, 15 de setembro de 2021

Ritual de Ipade e sua importância

 Vamos começar esse artigo deixando claro que o Ipadê é diferente do Padê de Esu.


No Padê chamamos literalmente Esu para a Entrada do Terreiro e protege-la enquanto louvamos o Orisa! Padê é a comida de Esu!

Abaixo o link onde falo mais sobre despachar Esu!


Ipadê





No Ipadê saudamos os acenstrais e se faz necessario sempre que houver sacrificio de animaos de 4 patas para Esu, nas Águas de Osala, no Asesê.
Em minha casa, em todas as festas do calendário do Candomblé realizamos o Ipade. Em casos de Sire realizamos o Padê.
O Ipade deve ser realizado durante o dia, sendo necessário o ritual no período da noite somente em caso de Asesê.
Dia: geralmente realizado em torno das 14 as 16hrs, pois precisa da claridade natural do dia.
Noite: durante o Asesê!

São reverenciados no IPadê:

Esu (o grande mensageiro);

Os ancestrais femininos (iyá mi);

Os ancestrais  masculinos (eguns);

Os Esás (ancestrais importantes daquele Egbé)

E alguns Orisás (conforme a tradição de cada Asé).

O ritual de Ipadê é feito por mulheres, geralmente pela Iyamoro e Iyadagan, a segunda prepara os ingredientes sentada de frente ao Isé, enquanto o Iyamoro dança em volta da Cumeeira aguardando o preparo para levar a despachar.

Para realizar o Ipadê utilizamos uma Cuia feita de cabaça,  Acaça, o Oti, Farinha de mandioca crua, Omi,  Dendê.

Cuia represeta a cabeça de todos;

Acaça representa o corpo da comunidade

Oti é a pinga

Omi é a água capaz de acalmar e fertilizar

A farinha representa a fecundidade

Esse ritual é repetido quantas vezes forem necessarias até todas as oferendas forem preparadas e despachadas, ao som do atabaque e das cantigas que são repetidas cerca de três vezes reverênciando, Esu, Egun, Esás, Orisas, Iya mi.

Todos Ipadê devem ter as cabeças cobertas. Os mais velhos, ficam sentados, e os mais novos, ajoelhados em esteiras.

Ninguém fica parado durante o Ipadê. Todos devem balançar levemente o corpo, demonstrando que enfrentam vivos aqueles rituais.

O Ipadê tras um esinamento basico da Matriz Africana que é o respeito aos mais velhos.

Pedimos então sua proteção, sua licença para trabalhar.

Tudo que se faz no Candomblé envolve o respeito ao mais velho, por isso a ordem hierárquica, e respeita-la, aprender a obedecer para depois saber mandar.

"Respeitar os mais velhos é aprender com a sabedoria e com a experiência dos que viveram mais do que nós. É também a garantia de que no futuro seremos nós próprios respeitados e prestigiados com carinho e solidariedade".