quarta-feira, 15 de setembro de 2021

Ritual de Ipade e sua importância

 Vamos começar esse artigo deixando claro que o Ipadê é diferente do Padê de Esu.


No Padê chamamos literalmente Esu para a Entrada do Terreiro e protege-la enquanto louvamos o Orisa! Padê é a comida de Esu!

Abaixo o link onde falo mais sobre despachar Esu!


Ipadê





No Ipadê saudamos os acenstrais e se faz necessario sempre que houver sacrificio de animaos de 4 patas para Esu, nas Águas de Osala, no Asesê.
Em minha casa, em todas as festas do calendário do Candomblé realizamos o Ipade. Em casos de Sire realizamos o Padê.
O Ipade deve ser realizado durante o dia, sendo necessário o ritual no período da noite somente em caso de Asesê.
Dia: geralmente realizado em torno das 14 as 16hrs, pois precisa da claridade natural do dia.
Noite: durante o Asesê!

São reverenciados no IPadê:

Esu (o grande mensageiro);

Os ancestrais femininos (iyá mi);

Os ancestrais  masculinos (eguns);

Os Esás (ancestrais importantes daquele Egbé)

E alguns Orisás (conforme a tradição de cada Asé).

O ritual de Ipadê é feito por mulheres, geralmente pela Iyamoro e Iyadagan, a segunda prepara os ingredientes sentada de frente ao Isé, enquanto o Iyamoro dança em volta da Cumeeira aguardando o preparo para levar a despachar.

Para realizar o Ipadê utilizamos uma Cuia feita de cabaça,  Acaça, o Oti, Farinha de mandioca crua, Omi,  Dendê.

Cuia represeta a cabeça de todos;

Acaça representa o corpo da comunidade

Oti é a pinga

Omi é a água capaz de acalmar e fertilizar

A farinha representa a fecundidade

Esse ritual é repetido quantas vezes forem necessarias até todas as oferendas forem preparadas e despachadas, ao som do atabaque e das cantigas que são repetidas cerca de três vezes reverênciando, Esu, Egun, Esás, Orisas, Iya mi.

Todos Ipadê devem ter as cabeças cobertas. Os mais velhos, ficam sentados, e os mais novos, ajoelhados em esteiras.

Ninguém fica parado durante o Ipadê. Todos devem balançar levemente o corpo, demonstrando que enfrentam vivos aqueles rituais.

O Ipadê tras um esinamento basico da Matriz Africana que é o respeito aos mais velhos.

Pedimos então sua proteção, sua licença para trabalhar.

Tudo que se faz no Candomblé envolve o respeito ao mais velho, por isso a ordem hierárquica, e respeita-la, aprender a obedecer para depois saber mandar.

"Respeitar os mais velhos é aprender com a sabedoria e com a experiência dos que viveram mais do que nós. É também a garantia de que no futuro seremos nós próprios respeitados e prestigiados com carinho e solidariedade".

Cantigas de Nanã

 

Saluba nanã !!! Saluba nanã !!!

 

Oluo salawajô

Oluo dukewajô

Salawajô

Oluo dekewajô

 

Òdí  Nàná  ni  ewà

Léwà  lèwá  e

Òdí  Nàná  ni  ewà

Léwà  lèwá  e

 

Ibiri sasara

Lebe

Ibiri sasara

Ibiri nanã ayo lóbó

Nanã ayo

 

Nanã ke já osi alodê

Nanã ke já osi alodê

Nanã ke já dó

Alodê

Nanã ke já dó

Alodê

 

Nanã eko ewi

Anibani sanurá

terça-feira, 14 de setembro de 2021

Cantigas de Yemanja

 

Saluba assaba lyagonan, Janaina, kianda, ynaiê, Odofiaba !!!

 

Arabô aiô Yemonjá

Arabô aiô Yemonjá


Yemonjá Ogun

Ogun pá jare a oyô

Padê lô jé

Yemonjá Ogun a oyô

 

E kinijé ekinijé odo

Eki monjá ô

A kota be le se

 

Iya o te re se

Osi e Yemanjá

Iya koja te re se

Aoiô iya odofi

Iya jawe reô

 

Ogun ô

Yemanjá

E ogun ô

Yemanjá

 

Yemanjá odo

Manjarê

 

Odo pio pio odo

Iya kekerê

 

Yemanjá rê

Yemanjá

Yemanjá rê

Yemanjá

 

Yemanjá assabá

Assabá mirereô

Assabá mirereô Yemanjá

Assabá mirereô Odoiá

 

Mikaia selu banda

Selu binda

Da man man ie mikaia

Selu banda selu binda

De man man

Ieo mikaia è

 

 Keve, keve kaia (bis)

Maman ingoma

Segingoma

Enu tata, ame, kaia

 

Iemanja no Canindé o

Iemanja no Canindé o

Iemanja no Canindé o

 

Ialodo Ialodo Ialodo

Osi e yemanja

 

Salve a mamãe sereia

Salve a rainha do mar

 

Iemanja ta lavando

Sasara

La a beira do rio

Sasara