sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Esu do Tempo

Quase não se encontra nada desse Esu em pesquisas da internet, esse Esu esta ligado a tudo que é do vento, do ar, das falanges do tempo, dos ventos, pois corre os 4 cantos do mundo em uma unica partícula, sendo impossível a manifestação do mesmo em vários médiuns ao mesmo tempo.
Adora gargalhadas e tira sarro de tudo e de todos, tendo também o seu lado bem serio, observador!
Quando vem a trabalho as gargalhadas são somente para suas mandingas.
Gosta de Marrafo (Pinga) e charuto, embora também bebe cerveja e Whisky. Costuma trabalhar sem camisa, não usa capa e não tem apetrechos. É um Esu cortez, adora cumprimentar a todos e colocar os consulentes contra a parede exigindo sempre a verdade.
Ele trafega tanto pelo mundo material (ayé) onde habitam os seres humanos e todas as figuras vivas que conhecemos, como pela região do sobrenatural (orum), onde trafegam os orixás, entidades afins e almas dos mortos.





Habitar as encruzilhadas, passagens, os diferentes e vários cruzamentos entre caminhos e rotas, e ser o senhor das porteiras, portas, entradas e saídas, ele está em todos os cantos.
Ele esta dentre os Esus mais evoluidos porem ainda não conseguiu alcançar a luz como Esu Mangueira e o Exu do Tiriri, que apesar de já terem atingido um certo grau de evolução, optaram por continuar sua jornada espiritual trabalhando como Esus, por serem os últimos de uma hierarquia importantíssima, que realizaram com sabedoria sua missão, e agora colaboraram com todos que um dia os ajudaram na evolução do seus superiores diretos.
Em suas consultas devemos estar preparados para escutar muitas vezes o que não desejamos. Eles atuam em todos os campos em todos os lugares abertos, auxiliam todos sempre que necessário, em muitas oportunidades são responsáveis pelas mensagens entre as varias faixas existente como Esu dos Ventos, Esu Ventania, Esu Giraa Mundo, Esu Corre Gira, Maria da gira, Ciganinha da Roda,
Atua em todos os campos vitalizando em todos os lugares, auxiliam todos os outros em todas as atividades, poucas vezes vemos eles à frente dos trabalhos, mas em muitas oportunidades são responsáveis por tudo...
São exigentes quanto ao preparo do filho de fé (moral, físico, espiritual e ritual)
São exigentes quanto à limpeza e ordem, tanto dos seus objetos quanto do ambiente, em palavra e honra.
Muitas vezes, ele funciona como um espelho, refletindo em seu comportamento os defeitos e qualidades de seu médium. Não estamos falando aqui de mistificação nem animismo e sim de um comportamento em que pela convivência um exterioriza qualidades e defeitos do outro.
Costuma ser algo intrigante e fascinante ao mesmo tempo, força, que assusta um pouco os que não o conhecem.




Nenhum comentário:

Postar um comentário