sábado, 8 de fevereiro de 2020

O valor de Uma Ekede!!!

Eu poderia ficar horas aqui escrevendo o valor que tem uma Ekede, mas desta vez quero direcionar uma homenagem as essas mulheres tão importantes dentro do Candomblé. Uma homenagem que não é minha em si mas vem dos nossos grandes Ancestrais.

Ekede trabalha. E como trabalha! Ekede vive para o Orisá.
Muitos dizem que Ekede tem o Orí ruim e por isso o Orisá não vira. Isso é um absurdo.
Na realidade a Ekede é amada não só por um OriSá, mas por todos, a tal ponto de ser escolhida por eles não para se manifestar, mas sim para que ela cuide dele e de suas coisas.
O Orisá confia na Ekede, a tal de ponto de doar a ela seu Asé, sua força. O Orisá quando escolhe sua Ekede, ele bate seu Orí em terra para ela. E como reconhecimento por seu esforço, respeito e dedicação, essas mulheres abençoadas, recebem honrarias vindas de todos os Reis e Rainhas do Orún.
Ekede, Esu lhe deu a autoridade.
Ekede, Ogun lhe deu a honra de segurar sua espada.
Ekede, Osóssi lhe deu o honra de sentar-se a mesa e comer com toda a dignidade.
Ekede, Ossain lhe honra deixando suas folhas em tuas mãos.
Ekede, Omulu lhe honra fazendo com que seu banquete, a comida do Rei seja servida por tuas mãos.
Ekede, Nanã lhe ama e somente você está a frente em seus asés.
Ekede, Osun lhe deu as joias. Você se adorna com a permissão da senhora do ouro.
Ekede, Yemanjá lhe honra lhe fazendo mãe. Por Yemanjá você será chamada de Mãe criadeira do asé.
Ekede, Logun Edé lhe honra confiando a ti os seus cuidados.
Ekede, Sangô lhe honra pois foi tu que preparou o Amalá, bendita é aquela que alimenta o Rei.
Ekede, Oyá se orgulha da sua força de Mãe, Oyá te ama e protege.
Ekede, Obá lhe honra e a exalta, confirmando que a mulher tem força de fazer tudo o que quiser.
Ekede, Osumarê lhe honra entregando a ti todas as cores, por isso se traje com zelo em nome deste Orisá.
Ekede, Erê lhe honra com sorrisos doces e largos, e lhe respeita mesmo em meio suas peraltices.
Ekede, acima de tudo Osalá lhe deu o Adjarin (adjá).
Por Osalá e por Esu foram entregue as Ekede a chave do Orún.
Será a Ekede que dançará junto a todos os Orisás, ela é quem suavemente fala no ouvido no Orisá e ele responde com respeito e gratidão.

Ekede entenda, que não deve se importar quando a tratarem com despreza, ou falarem algo que a entristeça. Pois quem xela por você não é o homem, quem está a sua frente, quem lhe conduz é o Orisa.
Eles te amam, e a você entregam toda gradidão, muitos terão inveja e despeito, mas sempre se lembre que seu Orisa lhe escolheu a Dedo, e para sempre será a ESCOLHIDA, aquela que já nasceu  Abençoada por todos os Orisas.

Mojùbá...
Meu Kolofé a todas as Mães EkedeS que ajudam a abrilhantar ainda mais o nosso Candomblé com seu amor, paciência, respeito, carinho e dignidade.












A palavra “Ajoié” é correspondente feminino de Ogan pois, a palavra Ekede, ou Ekejí, vem do dialeto Ewe, falado pelos negros fons ou Jeje e utilizados pelos Nagô.

Portanto, o correspondente yorubá de Ekede é Ajoié, onde a palavra Ajoié significa “mãe que o orisá escolheu e confirmou”....Iyarobá já é um termo usado somente no asé Gantois para a Ajoie [Ekede]

Assim como os demais Oloyés, uma Ajoié tem o direito a uma cadeira no barracão. Deve ser sempre chamada de “mãe”, por todos os componentes da casa de orisá, devendo-se trocar com ela pedidos de bençãos.

Em dias de festa, uma Ajoié deverá vestir-se com seus trajes rituais, seus fios de contas, um ojá na cabeça e trazendo no ombro sua inseparável toalha, sua principal ferramenta de trabalho no barracão e também símbolo do Óyé, ou cargo que ocupa.

A toalha de uma Ajoié destina-se, entre outras coisas, a enxugar o rosto dos Omo-orisás manifestados. Uma Ajoié ainda é responsável pela arrumação e organização das roupas que vestirão os Omo-orisás nos dias de festas, como também, pelos Ojás que enfeitarão várias partes do barracão nestes dias.

Mas, a tarefa de uma Ajoié não se restringe apenas a cuidar dos orisás, roupas e outras coisas. Uma Ajoié também é porta-voz do Orisá em terra. É ela que em muitas das vezes transmite ao Babalorisá ou Iyalorixá o recado deixado pelo próprio orisá da casa.

Existem na casa o cargo:

- Iyatenin: É a primeira Ekede, os olhos do sacerdote!

- Sidagã: É a segunda Ekede, é responsável por vestir os Orisas e cuidar de eleguá





Nenhum comentário:

Postar um comentário