sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

O Olorogun - Lorogun

Representação dos Orisas para a Guerra

Lorogun, lórogún ou olorogum quer dizer “ritual de guerra”: Oro (ritual) + Ogun (guerra). É uma cerimônia que representa a ida dos Orisás para a guerra.
O lorogun marca o fim do ano litúrgico e com isso, a paralisação anual das atividades nos terreiros de Candomblé.
O lorogun é realizado no período da quaresma católica, logo depois do Carnaval, terminando no sábado de aleluia (primeiro sábado da lua cheia), onde começa o início do ano litúrgico (Ano Novo) para o povo do santo.
O lorogun traz para a sala dois grupos: o exército de Sangô, onde todos trajam vermelho e branco e carregam uma bandeira vermelha; e o exército de Osalá, com todos os membros vestidos de branco, portando uma bandeira branca.
Tudo começa com uma procissão dos 2 grupos percorrendo os quartos de Santo até o barracão, reproduzindo a viagem pelas cidades de cada Divindade.
Na sala, cada exército se coloca de um lado, sendo que os mais velhos portam cada qual seu estandarte. Todos os Orisás carregam isãns, ou atoris e suas folhas sagradas.
Com a autorização da Iyalorisa | Babalorixá, os dois grupos se aproximam e passam bater os atoris e as folhas em todos os presentes (inclusive Orisás com Orisás). Até que Osalá se manifeste trazendo sua calma e tranquilidade habituais ao ambiente.
Cante-se então para o grande Orisá encerrando o oro.
Em todo o período do lorogun (da quarta-feira de cinzas ao sábado de aleluia, todas as atividades dos terreiros eram suspensas, apenas mantido o amalá de Sangô às quartas-feiras).
A tradição determinava que a cada ano apenas um Orisá ficasse encarregado de cuidar da Comunidade neste período. A escolha era feita através do oráculo.
Durante o lorogun, era mantido um recipiente com a comida deste Orixá protetor.
A festa de reabertura dos trabalhos era a fogueira de Sangô.
O lorogun iniciou-se em razão da proibição dos escravos celebrarem seus cultos durante a semana santa.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Orgulho de ser Ekede





















Ekedji trabalha.
Ekedji vive para o Orisa.
Muitos dizem que ekedji tem o ori ruim e por isso o santo não vira, isso é um absurdo, na realidade a Ekedji é amada não por um orisa, mas por todos.
Orisa quando escolhe sua Ekedji bate cabeça para ela.
Por seu esforço essas mulheres recebem honrarias vindas dos Reis do Orun.

Ekedji, Esú lhe deu o a autoridade.
Ekedji, Ogum lhe deu a honra de segurar sua espada.
Ekedji, Ossosi lhe deu a honra de sentar a mesa e comer com toda a dignidade.
Ekedji, Osun lhe deu as joias. Vocês se adornam com a permissão de Osun.
Ekedji, Logun Edé lhe honra confiando a ti os seus cuidados
Ekedji, Osayn lhe Honra deixando suas folhas em tuas mãos.
Ekedji, Omolu lhe honra fazendo com que voce sirva seu Olubajé, o banquete do rei vem por tuas mãos.
Ekedji, Osumarê lhe honra entregando a ti todas as cores, por isso se traje com zelo em nome deste orisá.
Ekedji, Yá Obá e Ewa lhe honra e a Exauta, confirmando que a mulher tem força de fazer tudo oque quiser.
Ekedji, Oya se orgulha de ter tantas Ekedjis, é Oya as ama e as protege.
Ekedji, Sangô lhe honra pois foi tu que preparou o Amalá, e bendita é aquela que alimenta o Rei.
Ekedji, Yemonja a honra lhe fazendo mãe. Por Yemonja vocês serão chamadas Mães criadeiras do asé.
Ekedji, Nanã lhe ama e somente voces estarão a frente em seus asés.
Ekedji, Os Orisas lhe rendem homenagens.
Ekedji, acima de tudo Osalá lhe deu o adjarin (adjá). Por Osalá e Esú foram as Ekedjis entregue a chave do Orun.
Será a Ekedji que dançara junto ao Orisa,
Só a Ekedji fala no ouvido no Orisa e ele Responde com Respeito e Gratidão.

EKEDJI, Lembrem que seu Orisa lhe escolheu a dedo, e para sempre será escolhida;

Mojubá Asé Ya Ekedji.
Meus Respeitos"

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Adimu aos Orisás - Oferendas - Comidas feita aos Orisás (Algumas opções de comidas)


A comida é uma oferenda poderosa e tem a função de intensificar o elo mágico entre devotos e os Orisás.
Cada um deles tem seu próprio alimento sagrado, preparado e servido com todo ritual. Na cozinha dos orisás não pode faltar afeto e energia positiva na preparação.
O visual dos pratos é fundamental para agradar os Orisás e satisfazer os homens que o reverenciam. A oferenda serve para agradecer os benefícios recebidos ou para pedir proteção.



Esu 
Pade (farofa)
Ogun 
São dados inhame assado com azeite de dendê e feijoada.
Osóssi 
Come axoxó feito com milho vermelho cozido decorado com fatias de coco. Ele também aprecia frutas e feijão fradinho torrado
Omulu 
É a pipoca. Utilizando areia da praia para estoura-las e enfeitando com fatias de coco.
Osumare
Prefere que sejam dados em oferenda a ele, bata doce amassada e modelada em forma de cobra  e também farofa de farinha de milho com ovos, camarões e dendê.
Logun
Metade do seu prato pode conter a comida de sua mãe e a outra metade a comida de seu pai, Logun também come Pamonha, e pescada.
Ossaim
Prefere acaçá, feijão, milho vermelho, farofa, abacate com amendoim + mel e fumo de corda.
Ewa
A comida para esse orisa pode ser banana da terra frita com canela.
Iansã | Oya
O acarajé de forma arredondada dendê é a oferenda consagrada de Oya, mas também é do agrado de Obá.
Obá
Também tem preferência por um bolinho de nome abará que consiste em uma massa de feijão fradinho temperado  com dendê enrolado em folha de bananeira e cozido em banho-maria ou Omelete.
Osun
O Omolocum = feijão fradinho cozido com cebola, camarões e azeite de oliva e decorado com ovos cozidos e descascados.
Yemanjá 
Prefere peixe de água salgada, regados ao azeite e assados, milho branco cozido e temperado com camarões, cebola e azeite doce, manjar com leite de coco e acaçá.
Nanã 
É oferecido efó, mungunzá, sarapatel, feijão com coco e pirão com batata roxa.
Sangô 
O amalá é sua comida. O amalá (pirão de inhame) deve untar o fundo da gamela e sobre ele é colocado o caruru decorado com pedaços de carne, camarões, acarajé e quiabo, doze unidades de cada e enfeitado com um orobô.
Osalufã
Só aceita comidas brancas e tem preferência por milho branco cozido e sem tempero.
Osaguiã
O inhame pilado é sua oferenda
Iroko 
A oferenda pode ser farinha de mandioca com mel.