Para cultuar um Orisá, essa
energia da natureza, é preciso conhecer as folhas, as
cantigas, os orôs, ebós, é preciso saber o significado de cada ato, de cada
item que é usado para ele.
Ha um Itan, onde Oya assume duas
formas: uma "humana" e outra "animal". Sendo esta outra
forma (animal),um
outro Poder de Oya.
Quando cultuamos um Orisá, tudo é feito com o objetivo de agradar esse Orisá, para que ele goste do que está sendo feito, para que ele se aproxime, chegue e retribua com positividade tudo que é feito para ele.
Quando cultuamos um Orisá, tudo é feito com o objetivo de agradar esse Orisá, para que ele goste do que está sendo feito, para que ele se aproxime, chegue e retribua com positividade tudo que é feito para ele.
Mas porque estamos falando de Itan? através deles
que podemos conhecer os feitos e as características de um Orisá, conhecemos e
entendemos importantes fundamentos e aspectos dele.
O Itan citado a cima, mostra o Poder que Oya tem de se transformar e também de promover mudanças, nos revela um objeto de grande fundamento no Culto de Oya.
Os Chifres de Búfalo não podem ou não devem faltar no Culto de Oya. Eles representam o Duplo Poder de Oya.
Adura (reza) de Oya.
Ta awa le ewa alaade
O Itan citado a cima, mostra o Poder que Oya tem de se transformar e também de promover mudanças, nos revela um objeto de grande fundamento no Culto de Oya.
Os Chifres de Búfalo não podem ou não devem faltar no Culto de Oya. Eles representam o Duplo Poder de Oya.
Adura (reza) de Oya.
Ta awa le ewa alaade
Oya de
wa e laari o
O ki de
wa e laari o
Sun le
ohun de orun
Epa hey
yeye geere
Sun le ohun de orun
Tradução:
A mais bela dentre as mulheres que possuem
coroa
Oya quando chega é um grande prestígio
Nós a saudamos sempre, sempre
Como o brilho do fogo, ela chega do céu
Nós a saudamos grande mãe preciosa!
Que como o brilho do fogo, chega do céu
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